Politica

Lula critica atos do TCU

postado em 11/11/2010 08:05
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) tomada na terça-feira de recomendar a paralisação de 32 obras do governo que apresentam irregularidades. Segundo Lula, ;nem sempre o que o TCU diz que constata é verídico;. Usando o argumento de que há situações em que o tribunal embarga obras e depois as libera por falta de provas, Lula pediu mais uma vez a revisão dos métodos de trabalho do tribunal. ;A gente vai ter de fazer, do ponto de vista administrativo, uma revisão (no trabalho de fiscalização) do TCU;, disse Lula no Aeroporto de Maputo, em Moçambique.

Das 32 obras embargadas pelo TCU, 18 fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a Refinaria Abreu Lima, em Pernambuco, obras da Ferrovia Norte-Sul, em Tocantins, e a construção das obras do Berço de Atracação do Porto de Vitória, em Espírito Santo.

Defesa
O Planalto chegou a propor que o governo possa contra-argumentar as decisões tomadas pelo TCU. Só após a avaliação dessa postura, o tribunal e o Congresso poderiam decidir pela paralisação de obras. ;Se o TCU encontrar alguma irregularidade segundo a lógica de seus engenheiros e técnicos, pode ficar certo de que o ministério atingido ou a empresa atingida vai entrar com recurso e isso vai ser resolvido;, disse Lula. ;Nós temos exemplos históricos dessas obras que são paralisadas por quatro meses. Depois a desconfiança que pesava sobre ela não existia e ela volta a ser realizada.; Apesar das críticas, o presidente ressaltou que esse tipo de embate faz parte ;da normalidade democrática do país;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação