Politica

Brasil e Uruguai acertam reuniões trimestrais

Agência France-Presse
postado em 02/01/2011 17:44
Montevidéu - Brasil e Uruguai acertaram reuniões trimestrais no encontro realizado neste domingo (2/1), em Brasília, entre os presidentes Dilma Rousseff e José Mujica, informou a presidência uruguaia.

Os dois mandatários analisaram hoje uma agenda na qual se destacam comércio, energia e infraestrutura, temas que devem dominar a relação bilateral, disse o chanceler uruguaio, Luis Almagro, citado pelo site da presidência.

Almagro qualificou o acerto de "muito importante", já que "obriga as ;burocracias; a obter resultados concretos de seu trabalho, que serão avaliados pelos presidentes nos acordos finais", como já ocorria durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.

O chanceler destacou que se estabeleceu um "compromisso" para a resolução de "temas de infraestrutura, energia e comércio" durante 2011, incluindo alguns pontos "prioritários" e pendentes da agenda bilateral, como a construção da ponte internacional sobre o rio Yaguarón, a interconexão ferroviária e a interconexão elétrica.

"O acordo de intercâmbio energético é muito importante porque será a base da interconexão elétrica", afirmou Almagro.

Mujica viajou a Brasília acompanhado de Almagro, do ministro da Indústria, Roberto Kreimerman, e do ministro do Trabalho, Eduardo Brenta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação