Politica

Dilma diz que cumpre promessa de distribuição gratuita de remédios

postado em 03/02/2011 13:56
Brasília ; Ao completar um mês de governo, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que cumpre hoje (3), com o anúncio de distribuição gratuita de remédios para pressão alta e diabetes, uma promessa de campanha. Esses medicamentos serão distribuídos nas farmácias credenciadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal.

;Esse foi um compromisso que assumi ainda durante a campanha: universalizar o fornecimento de remédios para diabetes e hipertensão. Hoje, que meu governo completa um mês, venho cumprir esse compromisso;, disse.

Na cerimônia, que contou com a presença de mais de dez ministros e muitos convidados e foi a primeira do governo Dilma no Palácio do Planalto, a presidenta afirmou que o anúncio vai na direção de sua política de distribuição de renda.

Segundo ela, os medicamentos chegam a pesar 12% dos gastos das famílias de baixa renda e 2% para aquelas de melhor renda. ;A gratuidade, além de ser uma questão que diz respeito à distribuição de renda, descongestiona o SUS [Sistema Único de Saúde] com a distribuição dos remédios na rede privada;, disse.

Durante o evento, foram anunciadas medidas para controlar a distribuição dos remédios. Dilma ressaltou que essas normas são necessárias para ;assegurar que o medicamento vá para o paciente e não para outro uso indevido;.

No discurso, a presidenta afirmou que irá fortalecer o SUS. ;Acredito que o SUS é uma estrutura incompleta, com falhas, que precisamos aprimorar. Ao longo do meu governo, pretendo lançar sistematicamente medidas para o fortalecimento do SUS.;

As farmácias credenciadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular tem até o dia 14 de fevereiro para começar a distribuição gratuita dos remédios para diabetes e hipertensão. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 900 mil hipertensos e diabéticos devem ser beneficiados com a medida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação