Politica

Agenda de Obama em Brasília será extensa, com encontro com empresários

Igor Silveira
postado em 19/03/2011 07:00
Cercada de mistérios sob a justificativa de garantir a segurança da comitiva norte-americana, a programação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só foi divulgada a conta-gotas. O ocupante do cargo mais importante do planeta chega a Brasília hoje, para o início da visita ao Brasil. Por volta das 8h, o Air Force One ; aeronave presidencial ; aterrissa na Base Aérea da capital federal. A primeira-dama, Michelle Obama, e as filhas do casal, Malia, 10 anos, e Sasha, 7, também acompanharão o chefe de Estado. Ao todo, a comitiva passará cerca de 10 horas e 30 minutos em Brasília, mas a vinda de Barack Obama ao país é considerada de extrema importância na avaliação da presidente Dilma Rousseff, por causa dos acordos que podem ser fechados com o governo dos EUA, um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Da Base Aérea, a comitiva segue, por caminho não divulgado, até o Palácio do Planalto. Lá, Obama será recebido por Dilma. O presidente norte-americano passa a tropa em revista e, acompanhado da petista, sobe a rampa da sede oficial do governo federal. A primeira conversa entre Dilma e Obama será privativa. Na ocasião, a presidente deve mostrar ao americano o quadro Abaporu, obra-prima de Tarsila do Amaral, que veio da Argentina na última quarta-feira especialmente para uma exposição no Palácio do Planalto. Ministros brasileiros e secretários dos EUA participarão de uma segunda reunião entre Dilma e Obama.

Como é de praxe, o compromisso no Palácio do Planalto terminará com uma entrevista coletiva. Os presidentes devem responder a perguntas de jornalistas de veículos nacionais e internacionais sobre assuntos envolvendo os dois países.

A questão econômica, peça-chave da visita, permeia quase todos os compromissos de Obama no Brasil. Ao sair do Palácio do Planalto, ele vai à sede do Ministério das Relações Exteriores participar do encerramento do Fórum de CEOs, que reúne os líderes de empresas do Brasil e dos Estados Unidos. Somente depois disso, o almoço no Itamaraty, com integrantes dos dois governos, será servido.

Os negócios voltam à pauta de novo, com a ida do presidente Barack Obama ao Centro de Convenções Brasil 21, onde ele fará um discurso em um compromisso agendado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Cerca de 400 convidados ouvirão o norte-americano falar por cerca de 50 minutos.

Cortesia
Antes de deixar a capital federal, Barack Obama, Michelle e as duas meninas vão ao Palácio do Alvorada. Eles participam de um coquetel com Dilma Rousseff às 17h20. O evento não será tão extenso, como tinha sido planejado inicialmente. Até a apresentação de João Donato, que tocaria piano durante o compromisso, foi cancelada. Da residência oficial, a comitiva presidencial norte-americana terá de se apressar para chegar na Base Aérea de Brasília. O Air Force One deverá levantar voo por volta das 18h30, rumo ao Rio de Janeiro.

Apesar da agenda corrida e dos vários compromissos de Barack Obama, a primeira-dama terá um tempinho para se divertir. Enquanto o marido estiver no Palácio do Planalto, ela vai ao restaurante Oca da Tribo para assistir a uma apresentação cultural de estudantes brasileiros que já participaram de intercâmbios promovidos pelo governo dos Estados Unidos.

Vale lembrar que, por questões de segurança, ainda não foram divulgadas as vias em que a comitiva passará e, portanto, quais ficarão fechadas. O único local que ficará interditado a ser divulgado, até agora, é a Esplanada dos Ministérios, que estará fechada das 8h às 18h, nos dois sentidos, a partir da Catedral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação