Politica

Obama faz propaganda de avião militar americano para Dilma

Agência France-Presse
postado em 20/03/2011 12:40
O presidente americano, Barack Obama, promoveu, diante de sua colega Dilma Rousseff, as vantagens do avião americano F/A-18, que compete com o francês Rafale e o Gripen sueco, em uma licitação de 36 caças para a Força Aérea brasileira, informou a Casa Branca neste domingo.

Obama e Rousseff abordaram este tema durante seu encontro no sábado em Brasília, indicou Daniel Restrepo, conselheiro para as Américas do presidente americano. Mesmo assim, afirmou que Dilma não indicou preferências por um ou outro aparelho.

"Sobre os aviões, o tema do F/A-18 surgiu. A presidente Rousseff abordou a questão, e o presidente Obama destacou que o F/A-18 é o melhor avião oferecido (e que) o pacote de transferência de tecnologia é equivalente aos pacotes que são oferecidos a parceiros e aliados ao redor do mundo", indicou.

O Brasil adiou a decisão sobre a licitação milionária para comprar caças supersônicos ofertados por França, Suécia e Estados Unidos, depois do anúncio de um corte orçamentário e não há data prevista para que o negócio seja concluído.

Na concorrência estão os fabricantes do caça francês Rafale (Dassault), do sueco Gripen NG (Saab) e o americano F/A-18 Super Hornet (Boeing).

O Brasil exige a transferência de tecnologia que lhe permita se tornar um fornecedor regional desses aparelhos.

O governo Lula tinha manifestado preferência pelos Rafale, mas no final optou por deixar a decisão à sucessora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação