Politica

Após pressão da família, Kassab recua de intenção de usar nome de JK

Filha de Juscelino Kubitschek afirma que não autorizou o uso do nome dele pelo novato PSD e prefeito de São Paulo estuda "homenagear" outra pessoa

Igor Silveira
postado em 26/03/2011 07:00
O impasse entre a família do ex-presidente Juscelino Kubitschek e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ganhou mais um capítulo constrangedor para o fundador do PSD. Depois de receber a notícia de que os parentes do idealizador de Brasília não gostaram de ver o domínio da internet jk.org.br registrado em seu nome, Kassab recuou e admitiu ;homenagear outro brasileiro;. E mais: entrevistado pelo Correio, disse que conversou sobre o assunto com Maria Estela Kubitschek, filha de JK. Ela, no entanto, desmentiu o prefeito e afirmou que não autorizou ninguém a usar a sigla.

De acordo com Maria Estela, Gilberto Kassab a procurou para uma conversa e ressaltou que uma das inspirações usadas para criar o Partido Social Democrático (PSD) era Juscelino Kubitschek. No entanto, ainda de acordo com a filha de JK, o prefeito não citou que o nome do ex-presidente seria utilizado. ;Em momento algum, dei permissão para usar JK. O prefeito vai me desculpar, mas não pode dizer que aprovei. Isso extrapola muito o que falei;, destacou. Sobre o assunto, Maria Estela ainda divulgou uma nota sobre a confusão.

;Li, com absoluta surpresa, a declaração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de que teria conversado comigo sobre a utilização do nome JK como marca de fundação veiculada à sua nova agremiação partidária. Não é verdade. O prefeito jamais tratou desse assunto comigo. Se o tivesse feito, eu teria tido a oportunidade de manifestar a minha discordância com o uso do nome e da memória do presidente Juscelino para fins partidários e pessoais;, escreveu.

Kassab reforçou que a intenção de registrar o domínio da internet era homenagear JK no instituto do novato PSD. ;Se a família não permitir, vamos homenagear outro brasileiro;, justificou. O domínio foi registrado sob a responsabilidade de Kassab neste mês. Outro detalhe curioso é que a entidade vinculada ao endereço eletrônico é a Comissão Provisória Estadual São Paulo do Democratas, ex-partido do prefeito e que teve esse núcleo estadual extinto na quinta-feira.

;Deselegante;
Anna Christina Kubitschek, neta de Juscelino e sobrinha de Maria Estela, é presidente do conselho responsável pelo espólio de JK. Segundo ela, o grupo reuniu-se na última quinta-feira para tratar do assunto e decidiu que medidas judiciais serão tomadas se o problema persistir.

;Ele está usando a sigla JK para confundir e não para homenagear. Kassab não ligou ou mandou qualquer documento oficial para o Memorial JK. Nossos advogados vão entrar no caso, mas espero que o bom senso prevaleça;, ponderou. ;Quero deixar claro que qualquer homenagem a JK é muito bem-vinda, mas tirar proveito político é errado. Como prefeito, ele foi, no mínimo, deselegante em não nos comunicar oficialmente o fato;, completou.

Íntegra da nota

Li, com absoluta surpresa, a declaração do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, de que teria conversado comigo sobre a utilização do nome JK como marca de fundação veiculada à sua nova agremiação partidária

Não é verdade. O prefeito jamais tratou desse assunto comigo. Se o tivesse feito, eu teria tido a oportunidade de manifestar a minha discordância com o uso do nome e da memória do Presidente Juscelino para fins partidários e pessoais.

A memória de JK é patrimônio dos brasileiros, está associada às grandes causas nacionais e não pode ser usada para fins menores da política.

Espero que o prefeito volte atrás na sua iniciativa, o que pouparia a família do Presidente Juscelino de iniciar uma ação judicial com objetivo de preservar a sua memória impedindo a utilização do seu nome por partidos e pessoas cujas trajetórias políticas não guardam qualquer afinidade com a vida e os ideais de JK.

Maria Estela Kubitschek Lopes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação