Politica

Roberto Gurgel é o mais votado da lista tríplice para procurador-geral

postado em 04/05/2011 18:55
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, foi o candidato mais votado nas eleições realizadas nesta quarta-feira (04/05) pela Associação Nacional dos Procuradores da República para o cargo de chefe do Ministério Público Federal (MPF). Com 454 votos, ele aparece no primeiro lugar da lista tríplice que será entregue amanhã à presidente Dilma Rousseff. A tendência é que Gurgel seja reconduzido a mais dois anos de mandato.


Os nomes que completam a lista são Rodrigo Janot (347 votos) e Ela Wiecko (261 votos). A presidente da República não é obrigada a seguir as indicações feitas pela ANPR, uma vez que tem a prerrogativa exclusiva de indicar qualquer procurador da República com mais de 35 anos para exercer o cargo maior do MPF.

No entanto, nos últimos oito anos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguiu, nas quatro nomeações que fez, o critério de votação da ANPR. Lula sempre contemplou o mais votado das listas tríplices. Em 2003, nomeou Cláudio Fonteles. Seguindo a ordem da lista, o então presidente indicou Antonio Fernando de Souza, em 2005 e 2007, e, dois anos depois, o escolhido foi Roberto Gurgel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação