Politica

Alexandre Camanho toma posse no cargo de presidente da ANPR

postado em 12/05/2011 22:10
O procurador da República Alexandre Camanho tomou posse na noite desta quinta-feira (12/05) no cargo de presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Em solenidade realizada no auditório da Procuradoria-Geral da República, Camanho assumiu a função exercida nos últimos quatro anos por Antonio Carlos Bigonha, que, no seu discurso de despedida, homenageou o ex-vice-presidente, José Alencar, falecido em março.

Já no seu discurso de posse, o novo presidente da ANPR defendeu o reajuste salarial da categoria e a valorização do trabalho dos procuradores da República. Camanho também repudiou o que chama de discriminação contra o colega Felício Pontes Junior, responsável pelo acompanhamento das obras de construção da hidrelétrica de Belo Monte, que foi alvo de ação protocolada pelo Consórcio Norte Energia S.A. O grupo pede o afastamento do procurador do caso.

;O pedido de afastamento do procurador da República do caso é mais uma tentativa de intimidar os membros do Ministério Público Federal que atuam na promoção dos direitos constitucionalmente assegurados à população diretamente atingida e a toda a sociedade brasileira no caso Belo Monte;, destacou Alexandre Camanho.

Eleito presidente da ANPR em 14 de abril, Camanho deixou o cargo de chefe da Procuradoria Regional da 1; Região. Em entrevista ao Correio no último dia 26, ele defendeu a possibilidade de integrantes do Ministério Público exercerem cargos eletivos nos poderes Legislativo e no Executivo.

A posse foi prestigiada por autoridades como o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Francisco Rezek e o senador Pedro Taques (PDT-MT).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação