Politica

Dilma envia recado ao PT: quem decide é ela

Opção por levar Ideli Salvatti para a articulação política e conduzir Luiz Sérgio ao Ministério da Pesca deixa claro que a presidente não quer saber de imposição da bancada na definição de postos-chave

Ivan Iunes
postado em 11/06/2011 09:05
Ao promover a sua primeira minirreforma ministerial, com a troca de posições entre a titular da Pesca, Ideli Salvatti, e o de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, a presidente Dilma Rousseff mandou recados aos congressistas em geral e em especial ao PT: não aceitará que os parlamentares ;nomeiem; seus ministros. A partir de agora, segundo a conversa que a presidente teve ontem com aliados, a coordenação política estará em suas mãos e Ideli será a porta-voz do Planalto com os lideres partidários. Contará, ainda, com a ajuda dos ministros indicados por seus respectivos partidos, que também serão chamados a contribuir na área política. Ideli terá a missão de levar à presidente as indicações para cargos de segundo escalão, atribuição antes afeita à Casa Civil. Em relação ao PT, a presidente continuará contando com o presidente Lula para resolver problemas internos.

Ideli virou ministra na quinta-feira, depois que Dilma soube dos movimentos dos parlamentares, em especial do PT, para nomear o atual líder do governo, Cândido Vaccarezza, no lugar de Luiz Sérgio. A presidente queria dar mais uns dias para reformular a área política. Estava inclusive disposta a mudar Luiz Sérgio, mas não havia anunciado aos deputados petistas a intenção. A alguns interlocutores, foi clara: ;Como estão falando em tirar o Luiz Sérgio se quem decide sou eu?;. Ontem, o ex-presidente Lula, durante encontro com o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, foi direto: ;Quem conhece a presidenta Dilma vai aprender uma coisa: jamais alguém a obrigará a fazer uma coisa que ela não queira. O PT não irá impor ministério a ela como nunca impôs a mim. Da mesma forma que eu não aceito imposição, tenho certeza que ela não aceita;, afirmou.

Feita a troca nas bases do que Dilma considerou o melhor para não deixar que a briga interna do PT se transferisse para o governo (leia detalhes na análise abaixo), a presidente preparou o terreno para que a nova ministra fosse aceita. Enquanto desfilava com Ideli em Blumenau, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, conversou com líderes aliados. Não recebeu sinal de contrariedade. Todos aceitaram, inclusive Renan Calheiros (PMDB-AL). Nos bastidores, entretanto, as afirmações eram outras. Com o compromisso de sigilo da fonte, alguns chegaram a comentar que a nomeação era ;provocação; ao Congresso. Ciente de que a vida da ex-ministra da Pesca não será um mar de rosas, Dilma, ontem pela manhã, teve encontro reservado com o vice, Michel Temer; o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP); e o da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Aos três, avisou que o nome era Ideli.

Paz e amor
A troca só foi confirmada por meio de nota, às 16h. Em coletiva conjunta, Luiz Sérgio e Ideli adiantaram que estavam trocando tarefas, não responsabilidades. ;A articulação e a negociação são atribuições de todos no governo. Temos a responsabilidade clara de fazer com que ações do governo cheguem a bom termo, tanto nas relações com o Congresso quanto com governos estaduais, prefeituras e sociedade;, disse Ideli. Sobre seu temperamento combativo, brincou. ;Não sei se vou ser a Idelizinha paz e amor, mas prometo ouvir muito, negociar muito.; Na Câmara, a nomeação foi recebida com frustração pelos petistas, que tentavam manter o assento com a bancada. Os peemedebistas torceram o nariz nos bastidores. Em público, defenderam. ;Quero parabenizar a presidente pela escolha. Nunca fui candidato a ministro e acho que a escolha é boa. Vai facilitar nosso trabalho, mas não mais do que o Luiz Sérgio já fazia;, disse o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), ressaltou que o importante era a nova ministra ter linha direta com Dilma ; o antecessor despachava com a Casa Civil. ;Esse lugar da articulação tem de ser ocupado por pessoa próxima da presidente. O importante não é o PMDB gostar, mas que o ministro ou a ministra reúna essas características;, afirmou.

Em termos de prioridade, além de reconstruir as pontes com o Congresso, a nova ministra apontou a aprovação da MP que altera o regime de licitações para obras da Copa e o Código Florestal. Depois de ser ;rebaixado;, Luiz Sérgio minimizou a fritura que sofreu do partido. ;O Ministério da Pesca é importante. A pesca tem peso significativo para o Rio. Eu estava ministro da Articulação e continuo ministro, só que em outra pasta.;

Dilma elogia FHC, ;um democrata;
Num site a ser lançado nos próximos dias em homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a presidente Dilma Rousseff se refere ao político tucano como ;um democrata desde jovem; e uma figura responsável por ;importante contribuição ao país;. O site reúne depoimentos de personalidades brasileiras e estrangeiras sobre o titular do Planalto entre 1995 e 2002.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação