Politica

Usuários de internet devem tomar cuidados para evitar ataques

postado em 25/06/2011 14:10
A invasão de hackers a sites oficiais do governo não pode ameaçar o uso da internet nem amedrontar as pessoas. O alerta é do especialista em crimes eletrônicos e segurança na internet Marcelo Lau, considerado uma das autoridades brasileiras no assunto. Segundo ele, é necessário, no entanto, redobrar os cuidados, como evitar a exposição de dados pessoais e fotografias.

Lau disse que fotografias e informações, como endereços, números de documentos e contas, podem ser utilizados por hackers. O especialista acrescentou que é preciso que os usuários da internet se resguardem, preservando informações privadas e, sobretudo, guardando mensagens quando desconfiarem de ameaças.

;Tome cuidado ao responder mensagens;, disse Lau. ;Evite postar fotos e locais onde você está;, acrescentou. ;Se houver alguém denegrindo sua imagem, procure um especialista.; Ele lembrou que é necessário ;não ter ações precipitadas;, como eliminar mensagens e agir rapidamente. ;[Mas] não se deve ter medo de usar a tecnologia por causa desses ataques.;

Lau concedeu entrevista hoje (25) ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. Ele lembrou ainda que as pessoas podem ter certeza que ;não existe anonimato absoluto; capaz de proteger e preservar os hackers de serem identificados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação