Politica

Ministério dos Transportes confirma saída de Alfredo Nascimento do governo

Ministro deixa o governo e reassume cadeira no Senado

postado em 06/07/2011 16:49

O ministério dos Transportes confirmou a saída do ministro Alfredo Nascimento, por meio de nota divulgada na tarde desta quarta-feira (6/7). Segundo a nota, o próprio ministro teria pedido demissão à presidente Dilma Rousseff.

O ministro disse que "encaminhou requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal". Segundo a nota, Nascimento se colocou á disposição para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de esquema de corrupção no ministério, com o pagamento de propina e superfaturamento de obras.

Acusações

Nascimento é alvo de denúncias de cobrança de propina envolvendo o partido do ex-ministro, PR, e o superfaturamento em obras da pasta, segundo reportagem da Revista Veja desta semana. A reportagem provocou o afastamento de quatro funcionários da cúpula do ministério. De acordo com a presidente Dilma, a situação tornou-se ;insustentável; nas últimas 24 horas. A pedido da presidente, a Controladoria-Geral da União (CGU) já investiga as acusações.

[SAIBAMAIS]Nessa terça, pressionado pela oposição, Nascimento determinou a suspensão, por 30 dias, de processos licitatórios do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a demissão do diretor-geral do órgão. Outras suspeita que teriam contribuído para o agravamento do caso dizem respeito à possíveis doações ilegais feitas à campanha de Nascimento pelo governo do Amazonas, nas eleições do ano passado, além de suspeitas de irregularidades na evolução patrimonial da empresa do filho do ex-ministro.

Desgaste no governo Dilma
Em seis meses de governo, Dilma Rousseff fez quatro alterações no primeiro escalão. O primeiro ministro a cair foi Antonio Palocci, que chefiava a Casa Civil, e deixou a pasta em meio a suspeitas de enriquecimento ilícito. Em seu lugar, assumiu Gleisi Hoffmann. Para ajustar a articulação política, a presidente remanejou o ministro Luiz Sérgio, da Secretaria de Relações Institucionais, para o Minsitério da Pesca. Com isso, a ministra Ideli Salvatti, que ocupava a pasta da Pesca, assumiu a de Relações Institucionais.


Confira a íntegra da nota
ESCLARECIMENTO

Brasília, 6 de julho de 2011


O Ministro de Estado dos Transportes, senador Alfredo Nascimento, decidiu deixar o governo. Há pouco, ele encaminhou à presidenta Dilma Rousseff seu pedido de demissão em caráter irrevogável.

Com a determinação de colaborar espontaneamente para o esclarecimento cabal das suspeitas levantadas em torno da atuação do Ministério dos Transportes, Alfredo Nascimento também decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal. O senador está à disposição da PGR para prestar a colaboração que for necessária à elucidação dos fatos.

Alfredo Nascimento reassumirá sua cadeira no Senado Federal e a presidência nacional do Partido da República (PR) coloca-se à disposição de seus pares para participar ativa e pessoalmente de quaisquer procedimentos investigativos que venham a ser deflagrados naquela Casa para elucidar os fatos em tela.

Com informações das repórteres Débora Álvares e Patrícia Scofield

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação