Politica

Brasilienses montam grupos de orações pela melhora do ex-presidente Lula

postado em 31/10/2011 07:36
Carmozina Cronemberg teve câncer de mama: A notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com câncer tomou de surpresa e sensibilizou os brasilienses. Ontem pela manhã, muitos aproveitaram a ida à missa para rezar por ele. Devotos que já foram vítimas da doença garantem que a oração é uma forma de angariar forças em um momento tão difícil, além de facilitar a aceitação e de criar esperanças.

;Quando recebemos o diagnóstico, temos medo de morrer porque só o nome já é sinônimo de morte;, conta a professora aposentada Carmozina Cronemberger, que, em 2004, descobriu que estava com câncer de mama. Após passar por três cirurgias, se viu livre do tumor. A professora encontrou na igreja um amparo para passar por esse período conturbado e para apoiar a irmã gêmea, que entrou em depressão após saber da notícia.

;Eu rezei muito, assisti a palestras de padres. A oração foi o poder que me curou, que me deu forças para aceitar e para consolar minha família;, diz Carmozina. ;Vou rezar por Lula porque sei o tanto que isso é difícil. Ele não pode se desesperar e entrar em depressão;, completa. O médico Alyrio Quadros, 70 anos, e a mulher, Eny, 70, nascidos no Rio Grande do Sul, também encontraram na fé uma forma de vencer a doença. Alyrio foi diagnosticado com câncer de próstata em 1993 e Eny, com câncer de mama, em 2004.

Para o casal, a chave para a cura é admitir que se tem a patologia e tratá-la como uma doença séria, mas curável. ;É difícil, é preciso aceitar que temos essa doença. Nós não largamos a ciência, mas também nos apoiamos muito na igreja e isso nos deu muita força;, lembra Alyrio. ;Fiquei entristecido com a notícia e vou rezar por Lula;, acrescenta. O casal também admite que o apoio do conselheiro espiritual da igreja foi fundamental para a boa recuperação de ambos. ;Rezei por José Alencar e por Dilma, também vou orar por Lula;, diz Eni.

O padre José Rinaldi ficou sabendo da notícia pelo rádio. ;Fiquei surpreso porque ninguém tinha mencionado essa hipótese;, conta. ;As preces ajudam para que a cabeça não fique pirada e o coração não perca a esperança;, brinca.

Restrições
A aposentada Odaleia Miranda conta que orou por um amigo com câncer e acredita que a prática incentivou a melhora do paciente. ;A corrente é importante, fortalece. Vou rezar por Lula, assim como a gente sempre ora pela doença da família, pelos parentes e pelos amigos;, diz.

[SAIBAMAIS]Para o padre Sávio Corinaldesi o sofrimento é a escola do crescimento humano e a doença permite que a pessoa às vezes se torne mais sensível e mais respeitosa. ;A gente reza para qualquer pessoa para que não sofra. Todo mundo tem seu valor;, pontua. ;A oração pode ajudar o ex-presidente para que ele confie e tenha fé;, avalia.

A irmã Maria Menezes, 60, disse que também estava na torcida pela recuperação do antigo chefe de Estado, mas afirmou que oraria por ele como o faria por outros, independentemente de ser um ex-presidente. ;A oração conjunta pode ser fator para ajudá-lo, para uma melhor aceitação;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação