Politica

ABI repudia atos de vandalismo contra repórteres da Globo que cobriam Lula

Tábita Martins
postado em 31/10/2011 17:10
A Associação Brasileira da Imprensa (ABI) divulgou na tarde desta segunda-feira uma carta de repúdio às ações do grupo Merd TV contra repórteres da Rede Globo.

O grupo é responsável por atrapalhar e invadir transmissões ao vivo, realizadas por repórteres de diferentes emissoras. Os jovens tem vários vídeos na rede YouTube, nos quais afirmam que estão em busca dos "iluminati" e associam, a TV Globo à dominação do mundo. " A Merd TV não é só programa, a Merd TV é um ideal, um estilo de vida. Vamos acabar com a dominação da Rede Globo de Televisão, aquele bando de iluminatis que querem dominar o mundo", esbraveja um integrante durante invasão.

No site do grupo ainda é possível encontrar, enquetes, ranking de popularidade, comentários e vídeos de emissoras em que aparecem . Todas as intervenções são comemoradas pelos jovens.

Uma das primeiras aparições foi registrada durante transmissão do repórter Cesar Tralli. No vídeo foram acrescentadas legendas que apontam o invasor como um herói.

Vários repórtes de diferentes emissoras já foram vítimas do grupo, mas a preferência são pelos jornalistas da Rede Globo. No início da tarde desta segunda feira os ;Merds; atacaram a repórter Monalisa Perrone que transmitia ao vivo, informações sobre a internação do ex-presidente Lula. Desde sábado foram contablizados pelo menos três ataques contra à emissora.

[VIDEO1]

A ABI se diz estarrecida ;com o ato de vandalismo contra a jornalista Monalisa Perrone durante sua participação ao vivo no Jornal Hoje, (;) onde vândalos agridem a liberdade de imprensa e o trabalho do jornalista. Jamais, em tempo algum, ato de agressão física é aceito por qualquer motivo que seja. Debates e diferenças de ideias devem ser mostradas em discussões civilazadas e com o mínimo de dignidade"

A Abi alegou ainda que ;o ato de agredir publicamente um jornalista no desempenho de sua profissão e no desempenho da informação livre ao povo é o mais baixo de todos os atos, que deve ser punido como tortura contra a pessoa, que foi o que realmente aconteceu, além de ameaça direta e pública contra o povo livre.

Veja o vídeo de divulgação do grupo:

[VIDEO2]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação