Politica

Governo brasileiro concede a entrada à blogueira cubana por 30 dias

postado em 26/01/2012 08:32
A seis dias da chegada da presidente Dilma Rousseff a Havana, para sua primeira visita oficial a Cuba como presidente, o governo brasileiro concedeu visto de turista para que a blogueira dissidente Yoani Sánchez venha ao país, onde é convidada para o lançamento de um documentário no qual sua luta contra a censura do regime comunista é retratada. ;Já tenho o visto para o Brasil. Agora falta o mais difícil: a permissão de saída (de Cuba);, escreveu Yoani em sua conta no Twitter. Ela já tentou viajar para o exterior 18 vezes, mas nunca conseguiu a autorização. O visto concedido é para turismo e tem validade de 90 dias, mas permite uma estada de 30 dias.

Em entrevista ao Correio, por volta das 20h30 de ontem, Yoani considerou a concessão do visto uma medida insuficiente. ;O documento significa uma intenção positiva do governo brasileiro de me receber no país. Lamentavelmente, nas circunstâncias legais em que vivo, não é suficiente ter um passaporte, um visto e passagens aéreas para pegar um voo e chegar a São Paulo, ao Rio de Janeiro ou a Belo Horizonte;, explicou. Segundo ela, a etapa mais difícil terá início hoje, envolvendo os trâmites burocráticos para a concessão de uma permissão de saída. ;Essa permissão, quem só pode autorizar ou recusar, são as autoridades cubanas;, comentou. A blogueira disse que gostaria de acreditar num acordo entre Brasília e Havana para deixar a ilha socialista. No entanto, lembrou que seu passaporte está ;cheio de vistos de países;, mas nunca obteve a permissão.

[FOTO1]

Não é o primeiro convite que a opositora cubana recebe para visitar o Brasil ; no ano passado, ela tentou assistir ao lançamento de um livro. Desta vez, porém, o pedido coincide com a viagem de Dilma, a quem Yoani enviou carta na última sexta-feira, pedindo à presidente que interceda em seu favor nas conversas que mantiver com o presidente Raúl Castro e outras autoridades da ilha.

Audiência

A blogueira também pediu formalmente uma audiência com Dilma durante a visita, embora sabendo que a possibilidade é remota. Yoani revela que gostaria de crer que a visita da presidente tenha induzido Havana a um gesto de boa vontade, mas lembra que em outros momentos pediu ajuda a outras lideranças, sem êxito.

O convite a Yoani ocorreu poucos dias antes do anúncio da viagem da presidente brasileira a Havana. A opositora cubana anunciou no início do mês que havia solicitado o visto e que se dirigiria à governante brasileira pedindo ajuda para comparecer ao lançamento do documentário Conexão Cuba-Honduras, do cineasta Dado Galvão. ;Acho que Dilma é uma pessoa capaz de se sensibilizar com causa dos ativistas cubanos que têm sido censurados, porque ela também viveu essa situação;, disse a blogueira em entrevista publicada ontem pelo Correio. Ela ressaltou o bom nível das relações bilaterais entre os dois governos ; ;Dilma é uma pessoa que seria ouvida no palácio; ; e cobrou, diplomaticamente, o engajamento da visitante com os opositores reprimidos: ;Se ela incluir na agenda temas relacionados à cidadania, aos direitos e às liberdades cívicas, vai ganhar a gratidão infinita do povo cubano;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação