Politica

Fundação holandesa premia ex-presidente Lula por luta contra pobreza

Agência France-Presse
postado em 01/02/2012 16:51
O popular ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) ganhou o prêmio internacional Quatro Liberdades 2012 outorgado pela fundação holandesa Roosevelt Stichting, informou nesta quarta-feira (1;/2) o Instituto Cidadania, fundado pelo político brasileiro.

O reconhecimento, que é concedido desde 1982 a personalidades e instituições que se comprometem com a luta pela liberdade, premiou a determinação de Lula para "libertar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social", acrescentou.

O ex-torneiro mecânico e sindicalista de 66 anos deixou a presidência com uma popularidade recorde de 80%, depois de uma combinação de prosperidade econômica e programas sociais que o ajudaram a tirar 29 milhões de brasileiros da pobreza.

A expressão "Quatro Liberdades" do prêmio se refere a um discurso do ex-presidente Franklin Roosevelt de 1941, no qual destacou que o mundo precisa de quatro liberdades: de opinião e expressão, de culto, das privações e dos temores.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 12 de maio na cidade holandesa de Midelburg (sul).

O trabalhador humilde que cumpriu com o improvável destino de chegar à presidência do Brasil recebeu inúmeros reconhecimentos internacionais sobre sua trajetória política e seu trabalho como estadista, entre elas o título de doutor honoris causa da prestigiada universidade francesa Sciences Po em 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação