Politica

Movimento contra 14º e 15º salários de deputados ganha a internet

postado em 19/05/2012 13:35
Quando Herbert Vianna cantou, em meados da década de 1990, sobre os ;300 picaretas com anel de doutor;, não imaginava que, quase duas décadas depois, a situação no Congresso Nacional continuaria a inspirar revolta. ;A música, infelizmente, não conseguiu ficar velha;, dispara o baixista do Paralamas do Sucesso, Bi Ribeiro, em entrevista ao Correio. O músico e membros da classe artística receberam com entusiasmo e endossaram a indignação dos que exigem a extinção dos 14; e 15; salários de deputados e senadores, transformada na campanha iniciada pela atriz Maria Paula cujo símbolo é a expressão #AbaixoAMordomia. Até o momento, faltam 498 deputados desistirem da regalia.

;O que eles ganham já é muito. A gente não está rasgando dinheiro para sustentar esses caras a pão de ló;, desabafa Ribeiro ; carioca, que morou em Brasília entre 1971 e 1980. Para o poeta Nicolas Behr, os parlamentares estão ferindo um dos princípios básicos da Constituição, o qual afirma que ;todos são iguais perante a lei;. ;Os políticos estão lá atrás, mas as demandas da sociedade estão lá na frente. Não demos a eles o poder de legislar em causa própria. No fundo, eles não passam de servidores públicos;, constata o poeta.

Os músicos Ney Matogrosso e Dominguinhos também reverberaram os questionamentos da população sobre o ganho exclusivo dos congressistas. ;Os políticos precisam entender que eles não são donos do país, eles trabalham para o país e são pagos pelo povo brasileiro;, desafia Matogrosso. Dominguinhos considera o assunto tão ;absurdo; que acha que não deveria nem ;ser mencionado;. ;Somos nós que pagamos e ninguém sabe quanto eles realmente ganham. Enquanto isso, o cidadão comum não tem direito a nada;, denuncia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação