Politica

Comissão da Verdade prioriza documentos antes de novos depoimentos

postado em 26/06/2012 07:15
Dipp elogiou reportagens do Correio/Estado de Minas sobre a tortura na ditadura: jornalismo investigativo

O próximo passo da Comissão da Verdade será a criação de duas subcomissões de pesquisa, documentação e sistematização, além de uma específica para ajudar a promover audiências públicas. De acordo com o coordenador da Comissão da Verdade, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, o grupo está debruçado sobre documentos e correspondências. Ainda assim, os integrantes, reunidos ontem durante todo o dia em Brasília, não têm cronograma definido sobre os próximos depoimentos que devem ser realizados. ;Há uma gama muito grande de pessoas que poderão ser ouvidas, mas ainda não definimos nomes. No entanto, estamos redigindo um esboço do relatório final para não perder nada do que já temos até agora;, relatou.



Resgate histórico

Ao falar do trabalho da Comissão da Verdade, Dipp voltou a elogiar a série de reportagens publicadas pelo Correio/Estado de Minas. Segundo ele, as reportagens evidenciam um resgate do jornalismo investigativo. O material trouxe confissões da presidente Dilma Rousseff e da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para Mulheres, durante o período da ditadura. Ainda assim, os integrantes da Comissão da Verdade descartam chamar a presidente para depor. ;Já temos tudo o que precisamos. Não temos um direcionamento para convocá-la;, disse Dipp.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação