Politica

Servidores reagem à lei e intimidam quem busca dados sobre salários na web

postado em 12/10/2012 10:47
A divulgação dos salários dos servidores do Congresso Nacional, de forma nominal, está provocando constrangimentos. Os funcionários do Senado e da Câmara sabem, por meio da intranet, quem acessou o banco de dados para ter acesso aos seus vencimentos. Isso acontece porque o sistema de consulta nas páginas eletrônicas das duas Casas obriga que o cidadão interessado preencha um formulário com nome, CPF, endereço e até CEP. Essa exigência só é feita no Congresso. Nos demais órgãos do Legislativo ; como o Tribunal de Contas da União ; e em todos os órgãos do Executivo e do Judiciário a consulta é livre e sem necessidade de identificação do interessado nas informações.

Uma taquígrafa do Senado chegou a trocar mensagens ofensivas com um cidadão que consultou o salário dela. Ela perguntou, por e-mail, por que o interesse pelo valor da sua remuneração, falando que era ;bisbilhotice; e chamando o interessado de ;fofoqueiro;. Ele respondeu que apenas estava fiscalizando, como cidadão, os valores gastos pela Casa com pagamento do pessoal e que, pela Lei de Acesso à Informação, ele não precisa explicar o motivo da consulta.



;Esse sistema do Congresso não dá transparência aos gastos e, além de tudo, está criando situações constrangedoras que podem chegar à Justiça. O Brasil tem 9,5 milhões de servidores públicos e as despesas com pagamento chegam a 14% do PIB. Gastamos muito mais com a folha do que com as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), por exemplo. Precisamos, de fato, racionalizar essa despesa. Um taquígrafo do Senado ganha muito mais do que um taquígrafo da Justiça Eleitoral. Temos disparidades absurdas nas estruturas de cargos e carreiras. Um professor ganha um salário de fome e um médico em início de carreira, uma remuneração baixa. Enquanto isso, no Congresso, há salários muito superiores em funções menos importantes;, resume o secretário-geral da organização não governamental Contas Abertas, Gil Castello Branco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação