Politica

Da Guiné Equatorial, Dilma segue para a Nigéria a fim de buscar parcerias

A ideia é incrementar as parcerias nas áreas agrícola, energética, comercial e de defesa. Brasil e Nigéria mantêm projetos de cooperação em agricultura, formação profissional e educação

postado em 22/02/2013 16:32
Brasília ; Depois de participar nesta sexta-feira (22/2) da 3; Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo da América do Sul e África (ASA), na Guiné Equatorial, a presidenta Dilma Rousseff visita amanhã (23) a Nigéria. Em Abuja, Dilma tem reunião com o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan. A ideia é incrementar as parcerias nas áreas agrícola, energética, comercial e de defesa. Brasil e Nigéria mantêm projetos de cooperação em agricultura, formação profissional e educação.

Durante a visita, Dilma e Jonathan assinarão o Memorando para o Estabelecimento de Mecanismo de Diálogo Estratégico cujo objetivo é definir um cronograma de atividades e reuniões entre integrantes do Brasil e da Nigéria a partir de encontros anuais.



Na África, a Nigéria é o país mais populoso com mais de 148 milhões habitantes. O principal desafio das autoridades nigerianas é o combate à pobreza.

A Nigéria é o principal parceiro comercial do Brasil no continente. De 2002 a 2012, o intercâmbio bilateral apresentou crescimento de 500%, passando de US$ 1,5 bilhão para US$ 9 bilhões. A pauta comercial é formada, principalmente, por combustíveis, açúcares e cereais, apresentando potencial de crescimento e diversificação.

A economia da Nigéria se baseia na exploração de petróleo. Porém, a economia do país sofre com a falta de diversificação e a dependência do setor petrolífero. A agricultura é basicamente de subsistência e o país importa boa parte do que consome.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação