Politica

Câmara discute projeto para isentar estrangeiros de impostos no Brasil

Na prática, o projeto institui o sistema "tax free" no Brasil. Esse regime existe em países da União Europeia, isentando os turistas do pagamento do imposto, embora o processo para a devolução do dinheiro seja extremamente burocrático

postado em 06/05/2013 15:52

Tramita na Câmara um projeto que prevê a restituição do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) a pessoas físicas estrangeiras, não residentes no Brasil, quando comprarem mercadorias brasileiras. Pela proposta (PL 3957/12), do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), ao sair do Brasil, o estrangeiro não residente no País poderá requerer a restituição do IPI de produtos brasileiros de uso pessoal.

Segundo o projeto, a restituição do imposto será feita mediante apresentação dos documentos fiscais. Estudantes estrangeiros não terão direito à restituição do IPI. Na prática, o projeto institui o sistema "tax free" no Brasil. Esse regime existe em países da União Europeia, isentando os turistas do pagamento do imposto, embora o processo para a devolução do dinheiro seja extremamente burocrático.

Leia mais notícias em Política


O projeto estabelece que a restituição seja feita em no máximo 90 dias, conforme os trâmites regulados pela Secretaria da Receita Federal. O valor das compras terá que somar, no mínimo, R$ 100 e, cada nota, individualmente, não poderá ser inferior a R$ 50, para que a restituição seja feita.

Confira a reportagem da TV Brasília
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação