Politica

Dilma indica o advogado Luís Roberto Barroso como novo ministro do STF

A escolha foi feita seis meses depois da aposentadoria de Carlos Ayres Britto

postado em 23/05/2013 16:01

Barroso será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que terá de aprovar seu nome

A presidente Dilma Rousseff indicou na tarde desta quinta-feira (23) o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para uma cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha foi feita seis meses depois da aposentadoria de Carlos Ayres Britto, que deixou o STF em novembro do ano passado, quando completou 70 anos de idade.

Barroso será sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que terá de aprovar seu nome. A indicação do novo ministro também vai ser submetida à apreciação do plenário do Senado, antes de a posse ser marcada pelo Supremo.

O ministro indicado participou de julgamentos importantes na Suprema Corte, na condição de advogado. Ele atuou na defesa do ex-ativista italiano Cesare Battisti no processo de extradição solicitado pela Itália. Barroso saiu vitorioso, ao ver o STF definir que Battisti ficaria no Brasil. Ele advogou também para o governo do Rio de Janeiro, na ação em que o Supremo autorizou casais homoafetivos a registrarem a união estável. Barroso também esteve à frente do processo no qual o Supremo liberou as pesquisas com células-tronco embrionários.

A escolha de Luís Roberto Barroso foi celebrada pelos ministros do Supremo. O presidente da Corte, Joaquim Barbosa, elogiou a indicação feita por Dilma. ;Eu acho um excelente nome. Não só pelas qualidades técnicas, como pessoa, mas também pelo fato de que somos colegas (de docência) de faculdade da Universidade do Rio de Janeiro. É um excelente nome;, destacou Barbosa.

O ministro Marco Aurélio Mello também comentou a escolha de Barroso. ;Será recebido de braços abertos como um grande estudioso do direito, um profissional digno de elogios.;

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também elogiou a indicação feita nesta quinta pela presidente da República. ;Eu acho que é uma excelente escolha. Um jurista consagrado e que certamente trará ao Supremo uma preciosa, uma valiosa contribuição, uma grande escolha;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação