Politica

Dilma Rousseff cancela viagem aos Estados Unidos marcada para outubro

Dilma não teria ficado satisfeita com as explicações sobre a espionagem norte-americana no país

Diário de Pernambuco
postado em 17/09/2013 14:24

A viagem estava marcada para 23 de outubro

A presidente Dilma Rousseff cancelou a visita de Estado aos Estados Unidos por causa dá espionagem. A decisão foi anunciada no início da tarde desta terça-feira (17/9), mas a presidente ainda comentará o assunto. Dilma não teria ficado satisfeita com as explicações sobre a espionagem norte-americana no país. A viagem estava marcada para 23 de outubro.

O cancelamento da viagem aconteceu um dia depois de Dilma conversar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por telefone durante 20 minutos. Na conversa, a presidente disse que era difícil manter a viagem depois que foram divulgadas as ações de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) ao Brasil. Segundo reportagens no programa "Fantástico", da TV Globo, a Petrobras foi alvo da NSA, assim como conversas do primeiro escalão do governo federal.



Se a visita a Washington fosse confirmada, seria a primeira visita de estado de um governante brasileiro aos EUA em 20 anos. O último presidente a receber a honra foi Fernando Henrique Cardoso, em 1995. Uma visita assim é considerada a categoria diplomática mais alta dada a governantes estrangeiros. Na agenda, são previstos um jantar de gala e uma cerimônia militar no momento da chegada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação