Politica

Marina se reúne com ministro do TSE para tentar garantir criação da Rede

Das 492 mil assinaturas necessárias, partido conta com 455 mil certificadas. Ex-senadora quer que ministros do tribunal considerem outros 95 mil apoios invalidados sem justificativa por cartórios eleitorais

postado em 26/09/2013 20:31
Marina corre contra o relógio, pois o prazo para criação da legenda é o dia 5 de outubro
A ex-senadora Marina Silva se reuniu no começo da noite desta quinta-feira (26/9) com o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marco Aurélio Mello. Na audiência, ela apresentou argumentos para o magistrado de que a Rede Sustentabilidade tem assinaturas suficientes para obter o registro que permitirá ao partido disputar às eleições de 2014. Marina corre contra o relógio, pois o prazo para criação da legenda é o dia 5 de outubro, um ano antes do pleito do ano que vem. A tendência é que o TSE aprecie o caso na próxima terça-feira (1/10). Haverá sessões do TSE também na quarta e na quinta-feira da semana que vem.

A Rede apresentou ao TSE, segundo Marina, um total de 455 mil assinaturas certificadas. São necessárias no mínimo 492 mil, conforme as regras eleitorais. A fundadora do partido, no entanto, argumenta que é preciso que o TSE considere outras 95 mil assinaturas rejeitadas sem justificação pelos cartórios eleitorais. Nesse caso, a quantidade de apoios passaria do número mínimo exigido por lei.



Ao longo da semana, Marina Silva se reuniu também com os ministros do TSE Dias Toffoli, Laurita Vaz (relatora do processo de criação da Rede) e Cármen Lúcia (presidente do tribunal). ;Nossa conversa com os ministros é no sentido de mostrar a eles a legitimidade do pleito que estamos apresentando, após um processo de mobilização, de coleta de assinaturas, que dentro dos prazos respondeu os requisitos legais para a formação do partido. E ainda temos o aspecto da legitimidade social;, disse a potencial candidata à presidência da República a em entrevista após a audiência com Marco Aurélio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação