Politica

Figueredo se mostra satisfeito com adoção de texto pelo conselho da ONU

"É um caminho que busca resguardar no ambiente digital os direitos que todos - pessoas, empresas e governos - têm (no ambiente real)", disse o ministro

postado em 19/12/2013 14:50
O ministro das relações exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, mostrou-se satisfeito com as diretrizes estabelecidas para a adequação de uma legislação acordadas na Assembleia Geral das Nações Unidas nessa quinta-feira (18/12). Foi aprovado, por unanimidade, o projeto de resolução O Direito à Privacidade na Era Digita, como reação às denúncias de espionagem internacional praticada pelos Estados Unidos em meios eletrônicos e digitais.

"É um caminho que os países abraçaram. A própria adoção desse texto pelo consenso da Assembleia Geral da ONU mostra que é um caminho novo, que não tem volta. É um caminho que busca resguardar no ambiente digital os direitos que todos têm - pessoas, empresas e governos -, que todos têm no ambiente real" disse o ministro.



O Itamaraty aguarda que o presidente norte-americano Barack Obama leia o documento enviado à Casa Branca, referente a espionagem de documentos e telefonemas, e se manifeste a respeito. Ao se encontrar com a presidente Dilma Rousseff, Obama afirmou que entraria em contato com o Brasil.

Sobre o pedido da Comissão Europeia à Organização Internacional do Comércio (OMC) de que sejam organizadas consultas com o Brasil por "medidas fiscais discriminatórias" que incentivam a produção nacional brasileira e encarecem os produtos dos exportadores europeus, o Figueredo disse não querer fazer nenhum tipo de ilação sobre motivações e impactos.

"Faz parte das regras um país ou grupo de países buscar a OMC para a solução de controvérsias. Estamos confiantes de que temos argumentos sólidos para demonstrar que estamos conformes com as regras internacionais de comércio", completou Figueiredo.

Com informações de Gabriela Walker

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação