Politica

Presidente Dilma agradece ex-ministros e diz que haverá mais mudanças

Segundo ela, as substituições atendem ao desejo dos ministros de se candidatarem nas próximas eleições, em outubro

postado em 03/02/2014 13:54

Dilma disse que vai precisar de todo o talento do novo ministro da pasta, Mercadante, para assumir a chefia dos programas de uma pasta que que ela considera %u201Ctão estratégica para governo e país%u201D

Com a posse de quatro novos ministros, a presidenta Dilma Rousseff deu início nesta segunda-feira (3/2) às primeiras mudanças deste ano em seu governo e anunciou que, até o fim do mês, novas trocas irão ocorrer. Segundo ela, as substituições atendem ao desejo dos ministros de se candidatarem nas próximas eleições, em outubro.

;As mudanças nos ministérios são, numa democracia, inevitáveis, principalmente em alguns momentos. Alguns de nossos ministros decidiram buscar nas urnas a oportunidade de assumir novas tarefas executivas;, disse, citando Alexandre Padilha, que deixou a pasta da Saúde, e Gleisi Hofffmann, de saída da Casa Civil, que serão candidatos aos governos de São Paulo e do Paraná, respectivamente. Dilma agradeceu aos ex-ministros e pediu empenho à nova equipe.

[SAIBAMAIS]Além de Padilha e Gleisi, Helena Chagas, ministra da Secretaria da Comunicação Social da Presidência (Secom-PR), também deixa o cargo. Já Aloizio Mercadante sai do Ministério da Educação (MEC) e assume a Casa Civil. José Henrique Paim, que ocupava a secretaria executiva do MEC, é o novo ministro da Educação.

Arthur Chioro assume o Ministério da Saúde e Thomas Traumann é o novo ministro da Secom. Durante a cerimônia de posse, a presidenta agradecedeu o trabalho de Gleisi Hoffmann e destacou o acompanhamento feito pela ex-ministra do Programa de Investimentos em Logística (PIL) que, desde 2013, vem promovendo concessões de infraestrutura em rodovias, ferrovias, aeroportos e portos brasileiros.

Dilma disse ainda que vai precisar de todo o talento do novo ministro da pasta, Mercadante, para assumir a chefia dos programas de uma pasta que que ela considera ;tão estratégica para governo e país;. A presidenta destacou a importância de programas coordenados pelo ex-ministro Alexandre Padilha. ;O grande destaque mesmo é o Mais Médicos, porque tem um papel fundamental, que é resgatar a essência do Sistema Único de Saúde que implantamos quando da Constituição [Federal] de 1988, que é a garantia do tratamento humano a todos brasileiros e brasileiras;, ressaltou a presidenta. Dilma deu as boas-vindas a Chioro e lembrou que esta não será a primeira passagem do médico pelo Ministério da Saúde.

Entre 2003 e 2005, Chioro participou da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ;elemento fundamental de atendimento de emergência e urgência;, segundo ela. O novo ministro da Educação, José Henrique Paim, também foi lembrado pela presidenta. ;O Paim tem só uma missão: agir com a mesma competência que agiu nos últimos anos como secretário executivo do Ministério da Educação;, disse Dilma, se referindo aos oito anos em que ele ocupou o segundo posto mais importante da pasta.

Ao agradecer a dedicação de Helena Chagas à Secretaria de Comunicação Social, a presidenta Dilma destacou o trabalho ;sério; e ;competente; da jornalista, com quem trabalhou por quatro anos, desde a campanha presidencial. Sobre o novo ministro da Secom, Thomas Traumann, a presidenta destacou conhecer sua capacidade e disse que ele ;saberá manter no exercício da sua função a relação de respeito; que o governo federal ;sempre teve com imprensa;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação