Politica

Marcos Valério é condenado por esquema de campanha eleitoral de Azeredo

O esquema criado em Minas Gerais é anterior à Ação Penal 470 julgada pelo Supremo Tribunal Federal

postado em 14/02/2014 20:05
O publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza e o advogado Rogério Lanza Tolentino foram condenados pelo esquema de campanha eleitoral de Eduardo Azeredo. Segundo o Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais, Marcos Valério e Rogério foram condenados a cumprir pena de quatro anos e quatro meses de prisão por corrupção ativa e passiva, respectivamente. O esquema criado em Minas Gerais é anterior à Ação Penal 470 julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o MPF, os condenados estavam envolvidos em favorecer a chapa composta por Azeredo e Clésio Andrade na campanha das eleições de governador do estado de 1998, por meio do desvio de verbas públicas para as empresas DNA Propaganda e SMP Comunicação Ltda.



Marcos Valério foi denunciado como responsável pela distribuição de valores não contabilizados oficialmente para diversos facilitadores da campanha. Segundo a sentença, a estrutura construída para obter recursos públicos tinha como ponto de partida a simulação ou superfaturamento de contratos de publicidade junto a órgãos da administração direta e indireta do estado de Minas Gerais. As empresas que tivessem interesses econômicos eram favorecidos com o esquema.

Rogério Tolentino atuou no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) de 1998 a 2000. A condição fez com ele votasse em prol das teses sustentadas pelo partido do candidato Eduardo Azeredo, mesmo que não tenham sido todas acatadas pelo órgão colegiado, conforme a sentença. Os votos nos processos eleitorais eram recebimentos das quantias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação