Politica

Suplicy rebate Mendes sobre doações para ajudar condenados no mensalão

O senador enviou neste sábado (15/2) uma carta resposta ao ministro do STF

postado em 15/02/2014 17:05

Senador Eduardo Suplicy

Eduardo Suplicy enviou neste sábado (15/2) uma carta resposta ao ministro Gilmar Mendes, sobre as arrecadações de doações para ajudar condenados no mensalão a pagar multas.

Gilmar Mendes considerou que o fato ;ridiculariza; e ;sabota; o cumprimento das penas. A argumentação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi enviada por meio de carta na sexta-feira (14/2) ao senador Suplicy.



Em resposta, Suplicy critica o fato de o ministro ter levantado suspeita em relação às doações feitas e avalia que o Mendes deveria ter ;maior reserva; por ter participado, no ano passado, do julgamento do processo do mensalão.

;Devo externar que não tenho dúvidas de que, como cidadão, tem todo o direito de se expressar sobre essa ou aquela situação da vida política de nosso país. Porém, como juiz da causa que condenou os acusados, caberia a V. Exa. maior reserva", afirma o senador em trecho da carta.

Em outro trecho, o senador avalia que o ministro Gilmar Mendes não tem provas para argumentar que as doações sejam ou não irregulares. "Quando V. Exa. questiona, sem qualquer prova material, a regularidade das doações a José Genoino, Delúbio Soares, José Dirceu, e João Paulo Cunha, passa-me o sentimento de que não julgou com base exclusivamente na razão. Isso não é bom para o papel que o Supremo Tribunal Federal (STF) desempenha na Organização dos Poderes da República".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação