Politica

Câmara dos Deputados homenageia o fundador do Correio, Edilson Cid Varela

A sessão solene foi prestigiada por autoridades, amigos, parentes e pela viúva Nita Varela

postado em 24/03/2014 12:43
A Câmara dos Deputados homenageou, na manhã desta segunda-feira (24/3), o fundador do Correio Braziliense, Edilson Cid Varela, que morreu em 1990. A sessão solene foi prestigiada por autoridades, amigos, parentes e pela viúva do homenageado, Nita Varela. Edilson Cid Varela fundou o Correio e a TV Brasília em 21 de abril de 1960 e presidiu o jornal durante 30 anos.

Integrando a mesa do plenário da Câmara, o vice-presidente do Correio, Evaristo de Oliveira, ressaltou o legado deixado por Edilson Cid Varela, que, se estive vivo, estaria com 100 anos. ;É uma homenagem mais do que justa. O doutor Edilson foi uma figura importantíssima para o Correio Braziliense e continua sendo a expressão máxima do Correio Braziliense;, destacou.

;Jornalisticamente, deixou um grande legado para a nossa sociedade, que foi a defesa de Brasília como capital do país naquele momento crítico, na segunda metade dos anos 60. Foi uma época em que esteve a ponto de a capital ser retornada para o Rio de Janeiro. Ele foi um defensor intransigente dessa condição de Brasília como capital do Brasil;, acrescentou Evaristo de Oliveira.



Nita Varela também lembrou o empenho do marido em prol da manutenção de Brasília como capital brasileira. ;Quando na década de 1960 tentaram retornar a capital para o Rio de Janeiro, ele se empenhou com afinco, usando os veículos de comunicação sob seu comando, para evitar que o retorno acontecesse. É meu desejo que ele seja lembrado pela atual e pelas futuras gerações;, disse a viúva, depois de ressaltar que Edilson Cid Varela era um homem justo e que vivia intensamente os princípios da justiça social e da solidariedade cristã.

A sessão solene foi proposta pelo deputado federal Júlio Campos (DEM-MT), amigo de Edilson Cid Varela, a quem chamou de uma figura humana inesquecível. Ele classificou o homenageado como uma pessoa simples na vida cotidiana. ;Na vida pessoal, seguro e determinado; na vida social, atencioso e fraterno; na vida profissional, arrojado e referencial; na vida existencial, absoluto e integral;, discursou. ;Penso que a melhor forma de o homenagearmos é seguir o seu exemplo;, completou o parlamentar.

A sessão foi prestigiada também pela filha de Edilson Cid Varela, Elizabeth Varela, pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo, pelos deputados Izalci (PSDB-DF), Mauro Benevides (PMDB-CE) e Domingos Dutra (Solidariedade-MA), e pelo autor do livro biográfico de Varela e membro da Academia Brasiliense de Letras, Adirson Vasconcelos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação