Politica

Dilma Rousseff 'dança no precipício' com forte queda de popularidade

A presidente aparece com 51% da intenção dos votos, considerando que já teve 79% há um ano

Leonardo Cavalcanti
postado em 28/03/2014 11:11
A presidente aparece com 51% da intenção dos votos, considerando que já teve 79% há um anoMesmo que a pesquisa CNI-Ibope não aponte para o cenário de campanha política, um dos itens do levantamento expõe a dificuldade de Dilma Rousseff em ganhar ainda no primeiro turno. Trata-se da aprovação da maneira de governar da presidente, um dado que revela a avaliação do eleitorado sobre a petista, algo mais pessoal, ao contrário da análise da gestão.

Segundo números trabalhados por marqueteiros e especialistas em eleições, um candidato é o grande favorito quando tem mais 55% de aprovação em relação à forma própria de comandar o país. Até novembro do ano passado, Dilma tinha 56% nesse quesito. Agora, aparece com 51%, considerando que já teve 79% há um ano.

Descontada a margem de erro de dois pontos percentuais, Dilma estaria, na melhor das hipóteses, com 53%. Por mais que ela já tenha chegado a 45% em julho do ano passado ; e possa voltar a patamares superiores a 55% ;, a presidente já foi alertada sobre a dificuldade que terá pela frente, considerando que 43% hoje dizem desaprovar a maneira dela governar.



[SAIBAMAIS]Hoje, o maior receio do Planalto é o de a luta ter outro round, o que daria o mesmo tempo de televisão a um eventual ; e cada vez mais real ; adversário da presidente a partir de 6 de outubro, quando começará o segundo turno das eleições. Para quem vinha, desde setembro se recuperando, o resultado agora é como bailar no precipício.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação