política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Relatórios de consultoras alertaram Petrobras sobre compra de refinaria Empresa de contabilidade BDO teria encontrado 40 pontos questionáveis na negociação

Publicação: 01/04/2014 21:05 Atualização:

Um relatório elaborado pela BDO, a quinta maior rede de contabilidade mundial, feito especialmente para a Petrobras, teria apontado que era preciso "colocar limites" na compra da refinaria de Pasadena, segundo divulgado nesta terça-feira (1/4) pelo Jornal Nacional.

O texto deixaria claro que não recebeu documentos suficiente para analisar o valor da refinaria. O parecer foi entregue para a estatal brasileira em janeiro de 2006, um mês antes da compra ser aprovada pela direção da Petrobras.

A BDO aponta 40 pontos questionáveis na negociação. Por exemplo, embora a refinaria tenha declarado que tinha um estoque de óleo no valor de US$ 189 milhões, a quantidade não foi detalhada. O mesmo vale para os equipamentos, estimados em US$ 33 milhões, embora nenhuma lista tenha sido fornecida para justificar o valor.

Ainda segundo a reportagem do jornal, um segundo relatório foi produzido pelo citigroup, avaliada como uma das principais empresas de serviços financeiros. Ao longo das três páginas, a consultora explicava que não tinha feito inspeção e que o parecer era baseado unicamente em informações repassadas para ela pela própria Petrobras.

Nas linhas finais, o relatório aponta que o preço era justo do ponto de vista financeiro. Os integrantes do Conselho de Administração da Petrobras estavam se apoiando neste documento para justificar a compra. No entanto, a citigroup allega que segundo o contrato firmado, o relatório teria sido elaborado exclusivamente para a direção da Petrobras e não poderia ser citado publicamente sem a autorização do Citigroup.

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas