política
  • (0) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Seis governadores abrem mão do cargo para disputar as eleições em outubro Entre aqueles que renunciaram, dois terão participação, direta ou indireta, na corrida ao Palácio do Planalto: Eduardo Campos e Antonio Anastasia

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense

Grasielle Castro - Correio Braziliense

Publicação: 05/04/2014 08:59 Atualização:

 ( Diego Nigro/Agência O Globo)


No prazo final para os governadores renunciarem dentro do prazo para concorrer nas eleições de outubro, seis deles deixaram o cargo, mas três decidiram ficar. Dois deles — Cid Gomes (Pros-CE) e Roseana Sarney (PMDB-MA) — surpreenderam os aliados e, ao optarem pelo cumprimento do mandato até o fim, alteraram o equilíbrio de forças na disputa eleitoral. O terceiro é o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). Entre aqueles que renunciaram, dois terão participação, direta ou indireta, na corrida ao Palácio do Planalto: Eduardo Campos (PSB-PE), que será candidato a presidente, e Antonio Anastasia (PSDB-MG), responsável pela elaboração do programa de governo do presidenciável tucano Aécio Neves.

No Ceará, por exemplo, a decisão pode facilitar uma composição entre o Pros, o PT e o PMDB, como deseja o Palácio do Planalto. Cid queria renunciar ao cargo em conjunto com o vice-governador, Domingos Filho, para indicar como sucessor o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque. Filho não aceitou, já que ele próprio pleiteava a indicação. Contrariado em suas pretensões, Cid acabou ficando, o que impede, legalmente, o irmão, Ciro Gomes, de ser candidato ao Senado.

Com isso, crescem as chances de o candidato ao Senado ser o petista José Guimarães. Por enquanto, o líder nas pesquisas é o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB). Para o governo estadual, a provável composição será com o atual líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira. “Sem um candidato forte apoiado por Cid, a vida para Eunício fica mais fácil”, reconheceu o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.
Tags:

Esta matéria tem: (0) comentários

Não existem comentários ainda

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas