Politica

Dilma inaugura petroleiro em Pernambuco e defende indústria naval do país

O Dragão do Mar é a sétima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. O petroleiro foi produzido no Estaleiro Atlântico Sul

postado em 14/04/2014 16:20
A presidente Dilma Rousseff participou nesta segunda-feira (14/4), no Porto de Suape, em Ipojuca, Pernambuco, de uma cerimônia que marcou a viagem inaugural do petroleiro Dragão do Mar, da Transpetro, subsidiária da Petrobras. No mesmo evento, Dilma batizou o petroleiro Henrique Dias, que entrou na fase de acabamento.

Em discurso, Dilma defendeu a revitalização da indústria naval brasileira, retomada com o apoio da Petrobras, e disse que o setor foi um dos responsáveis pelo aumento da geração e manutenção dos empregos no país nos últimos anos.

[SAIBAMAIS];Tenho muito orgulho porque sei que muitos trabalhadores vieram das mais variadas origens, alguns eram açougueiros, empregadas em algum comércio, muitos eram cortadores de cana e hoje são profissionais da indústria naval deste país, indústria de que precisamos para transformar o Brasil em um país mais rico e não exportar para fora do Brasil aquilo que temos de mais sagrado, que é o emprego das famílias brasileiras;, disse a presidenta.

O Dragão do Mar é a sétima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a entrar em operação. O petroleiro foi produzido no Estaleiro Atlântico Sul e é o terceiro de uma série de dez navios tipo suezmax (com dimensões que permitem atravessar o Canal de Suez, no Egito) encomendados pela Transpetro.



Com 274,4 metros (m) de comprimento, 48m de largura e capacidade de transporte de 1 bilhão de barris de petróleo por dia, o Dragão do Mar sairá do Porto de Suape com destino à Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, onde será carregado com petróleo cru e seguirá para o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

;O Brasil é capaz de produzir navios e plataformas. Em 2003 diziam para mim e para a Graça Foster [atual presidenta da Petrobras] que não íamos conseguir fazer nem casco de plataforma ou de navio. Como somos incrédulas quando se trata de desmerecer os trabalhadores brasileiros, insistimos e teimamos ; no Brasil a gente tem essa mania: a gente teima;, lembrou Dilma. Atualmente, o Promef tem 12 navios em construção, quatro na fase de acabamento.

No mesmo discurso, a presidenta defendeu a Petrobras ; que é alvo de denúncias de corrupção ; e disse que as acusações serão apuradas e punidas com o máximo rigor, mas que não vai permitir o uso político-eleitoral dos problemas da estatal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação