política
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Renan Calheiros pode instalar CPI mista da Petrobras nesta quarta-feira Segundo o senador Romero Jucá (PMDB-RO), o presidente do Senado cancelou reunião de líderes e decidiu convocar uma sessão do Congresso para amanhã

Grasielle Castro - Correio Braziliense

Publicação: 06/05/2014 12:48 Atualização: 06/05/2014 13:05

A segunda CPI para investigar as denúncias de irregularidade na administração da Petrobras pode ser instalada nesta quarta-feira (6/5). O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) cancelou a reunião de líderes, prevista para tarde de hoje, em que discutiria o futuro da CPI mista. De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), será convocada uma sessão do Congresso amanhã para pedir a indicação de nomes e instalar a CPI mista. Já para a CPI exclusiva do Senado, Renan aguarda que os partidos indiquem os integrantes para efetivamente instalá-la. Enquanto os partidos se organizam para apontar os nomes, o Planalto articula com os líderes a estratégia para comandar as investigações. A artilharia do governo foi discutida na reunião de líderes com o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini.

Renan aguarda que os partidos indiquem os integrantes para efetivamente instalá-la (Carlos Moura/CB/D.A Press)
Renan aguarda que os partidos indiquem os integrantes para efetivamente instalá-la


Na avaliação do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), Renan deve tomar, por analogia, a mesma decisão que foi adotada na CPI do Senado, após a resposta do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu por uma comissão restrita às denúncias da Petrobras. "Por analogia, o que eu deduzi é que ele vai estender a mesma decisão", disse. Segundo ele, para a CPI exclusiva do Senado, os integrantes serão indicados ainda na tarde desta terça-feira (6/5). "Como ao PMDB cabe a escolha da presidência ou relatoria, por ser o maior bloco, decidimos pela presidência. Vou para uma conversa com dois senadores que podem ser o presidente para decidir", disse.

Leia mais notícias em Política

Além dos nomes em suspense, Eunício disse que indicará Valdir Raupp (PMDB-RO) e Ciro Nogueira (PP-PI). Os mesmos nomes serão apresentados, caso haja uma decisão para a instalação da CPI mista. "É preciso primeiro que a Mesa do Congresso instale a comissão e solicite aos líderes do partidos a indicação dos integrantes. Se não houver instalação da CPI e se for só CPMI, os mesmos nomes obviamente serão estendidos para a CPMI", disse.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Divson Assis
Renan Calheiros? Instalar CPI? KKK | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

PUBLICIDADE



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas