Politica

Toffoli toma posse no cargo de presidente do TSE

Ele substitui o ministro Marco Aurélio Mello

postado em 13/05/2014 19:50

O ministro José Antonio Dias Toffoli tomou posse na noite desta terça-feira (13/5) no cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele substitui o ministro Marco Aurélio Mello e terá como principal missão comandar a Corte durante as eleições de outubro. A solenidade é prestigiada por autoridades de todos os poderes e por políticos, como a presidente Dilma Rousseff (PT), que disputará a reeleição, e os pré-candidatos ao Palácio do Planalto, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Nascido em Marília, no interior de São Paulo, Toffoli, de 46 anos, se formou em direito pela Universidade de São Paulo. Atuou como advogado do PT em três campanhas de Lula, antes de trabalhar na Subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, em 2003, quando José Dirceu comandava a pasta. Em 2007, foi nomeado por Lula para a função de advogado-geral da União. Dois anos depois, assumiu a cadeira de ministro do STF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação