Politica

Mantega deve explicar prejuízos causados à Petrobras por Pasadena

A presença do ministro Câmara foi proposta devido à omissão do Conselho de Administração duas cláusulas do contrato com a empresa belga Astra Oil

Naira Trindade
postado em 14/05/2014 11:37
A audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, começou com duas horas de atraso nesta quarta-feira (14/5). Mantega vai falar sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA) que trouxe prejuízo superior a US$ 500 milhões à Petrobras.

Na Câmara, Mantega vai falar sobre a compra da refinaria de Pasadena
Ao abrir a audiência, o presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Hugo Motta (PMDB-PB), avisou que ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli cancelou a ida à Casa, prevista para amanhã, devido à abertura da CPMI da Petrobras.

[SAIBAMAIS]Hugo informou que Gabrielli prefere se ;resguardar para a CPMI;. Ao ouvir o aviso, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) questionou se Gabrielli perdeu a coragem de comparecer na comissão. O vice-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), rebateu que a coragem está mantida e frisou que Gabrielli deixou claro que vai comparecer à CPMI e e virá também depois se for necessário.



A presença de Guido Mantega na Câmara foi proposta pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), devido à omissão do Conselho de Administração, à época presidido por Dilma Rousseff, duas cláusulas do contrato com a empresa belga Astra Oil.

As cláusulas garantiam rentabilidade de 6,9% ao ano aos belgas, independentemente do resultado da refinaria (cláusula Marlim) e a obrigação de a Petrobras comprar os outros 50% da refinaria em caso de desentendimento entre os Sócios (cláusula Put Option).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação