Politica

Partido Rede confirma Marina Silva como vice de Eduardo Campos

No primeiro congresso do partido informal, pré-candidata à Vice-Presidência discursa a favor da "aliança programática" com o PSB e outras legendas em nome da governabilidade

postado em 18/05/2014 08:10
No primeiro congresso do partido informal, pré-candidata à Vice-Presidência discursa a favor da

Na plateia, gritos de ;Marina presidente;, mas isolados. O primeiro congresso da Rede Sustentabilidade ; o partido não registrado oficialmente por Marina Silva ; homologou a candidatura dela como candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos (PSB). No discurso, a ex-senadora foi incisiva ao dizer que estava ali no papel de vice, tratando logo de tirar de cena qualquer hipótese de rusgas com Eduardo ou o PSB, legenda à qual se filiou para disputar as eleições.

Embora confortável nessa posição, ela deixou claro o projeto: ;A perspectiva que temos é compartilhar um legado. O legado da luta socioambiental no nosso país. São quase 30 anos, na busca da sustentabilidade em todas as suas dimensões: econômica, social, ambiental, cultural, política, ética e, por que não dizer, estética. A mudança é o avanço no modelo de desenvolvimento;, disse. Ela tratou de colocar todos os avanços do Brasil ; passados, presentes e futuros ; como uma conquista de todos: ;Não podemos ter uma visão de fulanizar as conquistas;, mencionou.

Ao defender que ninguém isoladamente é dono das conquistas, Marina foi do PMDB aos próprios integrantes da Rede, passando ainda pelo PSDB e pelo PT sem citar um só político diretamente. ;Nada de grandioso que aconteceu foi feito por uma pessoa ou por um partido. A nossa democracia foi conquista de várias pessoas, de vários partidos, de vários intelectuais. Uma luta daquele tamanho não podia ser monopólio de uma pessoa. Depois, o esforço de muitos, em lugares diferentes, nos levaram a conquistas importantes, como o legado da estabilidade econômica, agora cada vez mais fragilizado; o da inclusão social, com a contribuição dos dois partidos que passaram e de alguns que estão ainda no governo;, disse Marina, referindo-se à Rede e ao PSB como o ;próximo passo;, ou seja, o novo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação