Politica

Congressistas deixam de trabalhar para dar prioridade à campanha eleitoral

Ontem a Câmara e o Senado estavam vazios. Até a Copa, a expectativa é de que haja votações hoje, terça e quarta da semana que vem

Paulo de Tarso Lyra
postado em 04/06/2014 08:30
O contribuinte brasileiro desembolsará R$ 727,8 milhões para custear o Congresso durante a Copa do Mundo, mas o recurso investido não será necessariamente revertido em produtividade dos parlamentares. Na segunda-feira (3/6), dia em que geralmente não há análise de projetos, mas houve convocação dos presidentes da Câmara e do Senado com o argumento de suprir as ausências durante o Mundial, congressistas deram mostras do que será prioridade para eles nos próximos meses: campanha eleitoral. Enquanto o plenário das duas Casas ficou vazio, ausentes assumiram nas redes sociais que passaram o dia em seus redutos eleitorais.

Foto publicada mostra campanha eleitoral no lugar do esforço concentrado
A Câmara prevê oito sessões deliberativas - aquela em que há análise de matérias - durante a Copa. Já o Senado planeja quatro reuniões. Nos corredores, porém, congressistas e assessores parlamentares assumem que as Casas devem ficar vazias até nos poucos dias em que há a previsão de votações. ;É torcer para o Brasil perder no início para ver se há algum trabalho no Congresso durante o Mundial;, disse um assessor. Além do evento, convenções de vários partidos para decisões sobre as eleições deste ano devem contribuir para a queda do quórum nos plenários.



Depois do fiasco de segunda-feira, houve votações ontem (veja mais na página 3), segundo dia de esforço concentrado nas duas Casas. Porém, terça-feira já é normalmente dia de sessões deliberativas na Câmara e no Senado. Nesta fase pré-Copa, a expectativa é de que ontem, hoje e as próximas terças e quartas sejam, na prática, os últimos dias do ;esforço concentrado;.

Na segunda-feira, a preferência foi continuar nas bases eleitorais, deixando de lado as sessões extras, que acabaram sem quórum para votações. ;Com os amigos e aliados prefeitos Cristiano Beltrão (Ilha das Flores), Alexandre Martins (Pacatuba) e amigo Igor Oliveira (Poço Verde), traçando e planejando estratégias;, registrou o deputado André Moura (PSC-SE), como legenda de uma foto publicada em uma rede social. Ele foi um dos 264 parlamentares que não registraram presença na Câmara.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação