política
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Aécio monta time técnico e apresenta coordenadores de áreas temáticas A intenção é evitar críticas sobre um programa de campanha superficial. Especialistas já apresentados são ligados às gestões tucanas em Minas e em São Paulo

Amanda Almeida

Publicação: 21/06/2014 07:00 Atualização: 20/06/2014 23:11

Com promessa de inovação, a equipe de Aécio disse que manterá programas petistas de sucesso, como o Bolsa Família (George Gianni/Divulgação)
Com promessa de inovação, a equipe de Aécio disse que manterá programas petistas de sucesso, como o Bolsa Família


A duas semanas da data para entregar o plano de governo à Justiça eleitoral, junto do registro de candidatura, o senador Aécio Neves (MG), candidato à Presidência pelo PSDB, apresentou ontem seis coordenadores de áreas temáticas de seu programa. O tucano reuniu nomes técnicos e referências em seus âmbitos de atuação em uma tentativa de afastar as críticas da corrida eleitoral de 2010, quando os candidatos foram acusados de entregar planejamentos superficiais. Embora tenha destacado a palavra “inovação” na apresentação, no Rio de Janeiro, a equipe disse que manterá programas petistas.

“É preciso deixar claro que, em hipótese nenhuma, a gente vai querer quebrar programas que são bons. (...) O programa Bolsa Família é exitoso e não vamos jogar isso no lixo”, disse Carminha Brant, responsável pela área de políticas sociais. Ela é professora da PUC-SP e pós-doutora em ciência política. Coordenado pelo ex-governador de Minas Antonio Anastasia, o programa de Aécio terá 30 áreas temáticas, cujas equipes, segundo o candidato, serão apresentadas aos poucos. O senador disse que abrirá espaço no site do PSDB para contribuições da sociedade, modelo usado na campanha de Anastasia em 2010.


Os coordenadores já apresentados são ligados às gestões tucanas em Minas e em São Paulo. Ao dividir o programa entre coordenadores técnicos, Aécio tenta ainda remeter o plano ao modelo de gestão do PSDB em Minas (2003-2014), dividido em três “gerações” pelos tucanos – Choque de Gestão, Estado para Resultado e Governança em Rede. No estado, as lideranças do partido alardeiam que é um método eficiente por se inspirar na iniciativa privada ao buscar resultados numéricos. A oposição aos tucanos em Minas, no entanto, acusa os governos Aécio e Anastasia de manipular dados para garantir o alcance das metas.

Leia mais notícias em Política

Para segurança pública, foi escolhido o professor da UFMG Cláudio Beato, que coordenou o programa de governo de Anastasia em 2010. Uma das possíveis propostas para a área é o aumento do repasse de recursos da União para estados e municípios. Isso porque Aécio sempre reclama que a participação do governo federal é pequena. O poeta e cronista Affonso Romano de Sant’Anna é o coordenador da área de cultura. Com a juventude, está José Júnior, coordenador do Grupo Cultural AfroReggae, que fez parcerias com o governo Aécio em Minas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: Divson Assis
E o Azeredo Aécio, vai deixá-lo de fora? | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas