política
  • (1) Comentários
  • Votação:
  • Compartilhe:

Candidatos à presidência começam a busca pelos 38 milhões de votos Região Sudoeste deve ser a mais visada, com três dos quatro maiores colégios eleitorais brasileiros

João Valadares

Amanda Almeida

Paulo de Tarso Lyra - Correio Braziliense

Publicação: 09/07/2014 08:22 Atualização:

Segundo maior colégio eleitoral do país, ficando atrás apenas do Sudeste, a Região Nordeste, que pesou nas três últimas vitórias do PT para a Presidência, é rota obrigatória dos presidenciáveis. Hoje, o candidato do PSB, Eduardo Campos, ainda amargando baixos índices de intenção de votos na região, segundo as últimas pesquisas, tenta equilibrar o jogo com um périplo por municípios nordestinos. O desafio é grande. Nos nove estados, vive a maior parte dos beneficiários de programas sociais implantados pelas gestões petistas.

Eduardo Campos na pré-campanha em São Luís, no mês de abril (Eduardo Campos/Divulgação)
Eduardo Campos na pré-campanha em São Luís, no mês de abril


Campos leva a tiracolo a vice, a ex-ministra Marina Silva. A estratégia é colar a imagem dos dois e reforçar o discurso de ampliação do Bolsa Família. Pesquisas internas da campanha do pessebista apontam que, quando o eleitor é informado que a vice na chapa é Marina Silva, a candidatura de Campos atinge 20% das intenções de voto. No primeiro turno da última eleição presidencial, em 2010, Marina obteve 15,44% na região.

O tucano Aécio Neves em visita a Alagoas durante o carnaval passado (George Gianni/PSDB)
O tucano Aécio Neves em visita a Alagoas durante o carnaval passado


Em maio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Eduardo e o candidato do PSDB, Aécio Neves, cumpriram, no mesmo dia, agendas na Bahia, dividindo a atenção no maior colégio eleitoral do Nordeste e quarto do Brasil. A presidente Dilma Rousseff sabe da importância da região. No início de maio, visitou quatro estados nordestinos para inaugurar e vistoriar obras. Incluiu Pernambuco, reduto eleitoral de Campos, no roteiro.

Dilma participa de entrega de navio em Pernambuco, em abril deste ano (Paulo Paiva/DP/D.A Press - 14/4/14)
Dilma participa de entrega de navio em Pernambuco, em abril deste ano

Na Bahia, Dilma Rousseff e Eduardo Campos têm candidatos próprios para disputar o governo. Eles apoiam respectivamente os nomes de Rui Costa (PT) e Lídice da Mata (PSB). Aécio Neves (PSDB) subirá no palanque de Paulo Souto (DEM), que tem o apoio do prefeito ACM Neto (DEM).

A primeira parada da comitiva do candidato do PSB, amanhã, será na Paraíba. Lá, o governador, Ricardo Coutinho, é do mesmo partido. Na quinta-feira, Eduardo Campos estará no Maranhão e, na sexta-feira, vai a Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Sudeste
De olho na região mais populosa do país, que concentra três dos quatro maiores colégios eleitorais brasileiros, o candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves (MG), segue amanhã seu périplo pelo Sudeste. Depois de reunir os tucanos em São Paulo no domingo, ele participa de eventos em Vitória e no Rio de Janeiro. No último, escolheu Queimados, na Baixada Fluminense, para o primeiro ato acompanhado pelo PMDB local, que criou o movimento Aezão (Aécio + Luiz Fernando Pezão, candidato à reeleição ao governo).

Ainda não há a confirmação da presença do governador. Pezão tem dado sinais de que apoiará a reeleição da presidente Dilma Rousseff. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), já mobilizou um grupo de administradores municipais para apoiar a petista e classificou a debandada do PMDB local como um “bacanal eleitoral”.

Leia mais notícias em Política


Para o deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), a ida de Aécio “consolida o movimento Aezão”. “É extremamente significativo ele ter decidido começar pela Baixada, região com grandes demandas e muitos eleitores indecisos”, comenta.
No mesmo dia, Aécio se encontra, em Vitória, com o tucano Cesar Colnago, vice na chapa de Paulo Hartung (PMDB) ao governo do Espírito Santo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Esta matéria tem: (1) comentários

Autor: terezinha calixto
Eu pergunto se Aécio é um bom representante,porque o povo mineiro tem que se deslocar de seu estado ou municipio p/ tratar da saúde em Brasilia??BSB recebe todos os dias onibus c/ pacientes de minas e outros estados,e a verba da area federal onde esta sendo aplicada? vamos repensar.voto conciente. | Denuncie |

Comentar

Para comentar essa notícia entre com seu e-mail e senha

Caso você não tenha cadastro,
Clique aqui e faça seu cadastro gratuito.
Esqueci minha senha »
Termos de uso

Envie sua história e faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog. Manifeste seu mundo.

:: Publicidade



  • Últimas notícias
  • Mais acessadas