Politica

Corpo do ex-deputado Plínio de Arruda é sepultado hoje em São Paulo

Aos 83 anos, o ex-parlamentar morreu, nessa terça-feira (8/7), vítima de um câncer ósseo

postado em 09/07/2014 13:01
Familiares, amigos e colegas de partido se despedem, na tarde desta quarta-feira (9/7), do ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio. O velório ocorre desde a manhã e o sepultamento será às 14h, no Cemitério do Araçá, em São Paulo, segundo a assessoria do PSOL em Brasília. Aos 83 anos, o ex-parlamentar morreu, nessa terça-feira (8/7), vítima de um câncer ósseo. Plínio estava internado há cerca de um mês no Hospital Sírio-Libanês. Segundo o hospital, o ex-deputado morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos e sistemas.

Ele estava internado há cerca de um mês no Hospital Sírio-Libanês

[SAIBAMAIS]Na eleição de 2010, Plínio de Arruda Sampaio concorreu à Presidência da República pelo PSOL, ficando em quarto lugar na disputa. Natural de São Paulo, formado em direito pela USP, Plínio foi promotor público e elegeu-se deputado federal em 1962, pelo extinto Partido Democrata Cristão (PDC). Reeleito duas vezes deputado, teve o mandato cassado pelo Ato Institucional n; 1 (AI-1), exilou-se no Chile e nos Estados Unidos e voltou ao Brasil em 1976, no início do processo de reabertura política.



Um dos fundadores do PT, Plínio de Arruda Sampaio participou da campanha das "Diretas Já". Elegeu-se deputado federal constituinte em 1986, quando defendeu uma reforma agrária que previa o fim dos latifúndios. Na Assembleia Nacional Constituinte, foi vice-líder do PT em 1987 e, em 1988, substituiu o então líder Luiz Inácio Lula da Silva no comando da bancada. Após 20 anos, Plínio deixou o partido m 2005, filiando-se ao PSOL.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação