Politica

Presidenciáveis condenam alteração de perfis de jornalistas no Wikipedia

Mudanças foram feitas de um computador do Palácio do Planalto. Presidência investigará responsável

postado em 09/08/2014 19:25


A presidente Dilma Rousseff disse neste sábado considerar ;absolutamente inadmissível; o episódio em que a rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para alterar os perfis de dois jornalistas na Wikipedia. Do outro lado, os adversários da candidata à reeleição nas eleições de outubro Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) relacionaram a culpa do caso à integrantes da Presidência.

Ainda hoje, foi anunciada a criação de uma comissão interministerial para investigar as alterações nas biografias na internet, com a participação do Ministério da Justiça, da Polícia Federal, da Casa Civil, da Controladoria-Geral da União e da Secretaria-Geral da Presidência. Na noite da sexta-feira, a Secretaria-Geral da Presidência já havia informado a aberto uma apuração. Em nota, entretanto, a pasta ressalvou que à época do acontecimento não havia a obrigatoriedade de se registrar dados de conexão. Com isso, não há garantia de que se encontre o autor das mudanças.

[SAIBAMAIS]

A divulgação da inclusão de críticas na Wikipedia de colunistas gerou repúdio das entidades de jornalismo e da oposição. Nesta tarde, o candidato tucano à Presidência da República disse que o episódio é uma "demonstração de autoritarismo". Já Campos afirmou que o Planalto se tornou um "comitê eleitoral". Ambos estavam em compromissos de agenda de campanha eleitoral quando deram as declarações.

Entenda o caso

Reportagem do jornal O Globo publicada ontem mostrou que o endereço IP da rede de internet do Palácio do Planalto incluiu críticas nos perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, em maio do ano passado, na Wikipedia. A página é uma enciclopédia colaborativa em que qualquer internauta pode adicionar informações. No caso de Miriam, por exemplo, o colaborador escreveu que ela faz análises econômicas ;desastrosas;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação