Politica

Infográfico mostra detalhes do trajeto do avião que caiu em Santos

O jato caiu em uma área residencial cercada por escolas e creches; na queda, atingiu parte da Academia de Ginástica Mahatma e destruiu pelo menos oito casas do bairro nobre Boqueirão

Isa Stacciarini, Adriana Bernardes
postado em 14/08/2014 08:51
Veja as dimensões do avião

As causas do acidente que matou o candidato à presidência da República Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas na manhã de ontem serão conhecidas somente após a análise das informações contidas na caixa-preta. O jato caiu em uma área residencial de Santos (SP) cercada por escolas e creches. Na queda, atingiu parte da Academia de Ginástica Mahatma e destruiu pelo menos oito casas do bairro nobre Boqueirão. Os sete ocupantes do avião morreram na hora e 11 pessoas ficaram feridas. Um bebê de 1 ano e meio segue internado em observação.

A quadra onde o avião caiu fica entre as ruas Vahia de Abreu, Alexandre Herculano, Alvorada e Dr. Washington Luiz. Nas imediações, há prédios de grande porte. O jato fabricado pela Cessna Aircraft decolou às 9h20 do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Santos. O piloto tentou pousar, mas arremeteu caindo logo depois, entre 9h50 e 10h. Segundo nota divulgada pela Aeronáutica, o procedimento foi adotado por causa do mau tempo e, em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.

Confira o trajeto do jato

Em uma comunicação com o controlador da Base Aérea, o piloto da aeronave, Marcos Martins, demonstrou bastante tranquilidade ao informar que teria de desistir do procedimento de pouso. ;Controle de São Paulo, quem tá falando é o Alfa-Fox-Alfa, vai fazer a ECO UNO da pista 35, vai fazer o bloqueio de Santos e o rebloqueio, ok?;, disse Martins, sereno, em linguagem técnica da aviação.



De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chovia no momento do acidente. O meteorologista Hamilton Carvalho afirma que, entre as 9h e as 15h, chovia em Santos. ;Às 10h, a visibilidade era baixa, o céu estava encoberto por nuvens e o vento era de aproximadamente 14km/h. A velocidade é considerada alta quando as rajadas chegam a 25km/h;, explica.

A Aeronáutica confirmou que, no momento em que o piloto tentou pousar, a Base Aérea de Santos operava por instrumentos. O jato 560XL é considerado um dos mais seguros dessa categoria em operação no Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação