Politica

Aeronáutica ouve testemunhas do acidente que matou Eduardo Campos

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também realizou a leitura do gravador de voz da aeronave e deu início às análises dos motores e coleta de documentos

postado em 20/08/2014 16:49
A Aeronáutica informou na manhã desta quarta-feira (20/8) que já fez as análises iniciais das investigações sobre o acidente que levou o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) e outras seis pessoas à morte na semana passada. A FAB também está ouvindo familiares das vítimas e testemunhas do acidente.

[SAIBAMAIS]

De acordo com informações da assessoria de imprensa, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já realizou a leitura do gravador de voz da aeronave PR-AFA, deu início às análises dos motores e coleta de informações e documentos junto às empresas que fizeram a manutenção do avião.

Os resultados desse trabalho não foi divulgado. ;O Cenipa não trabalha com ;causa; de acidente, mas com fatores contribuintes. ;Causa; se refere a um fator que se sobressai, que seja preponderante, e a investigação do Cenipa não elege um fator como o principal. Desta forma, qualquer análise de fatores isolados pode ocasionar conclusões precipitadas ou equivocadas;, explicou o texto.


O resultado da investigação compõe o relatório final. Ainda segundo a nota, o documento é elaborado com base em informações factuais e nas análises de todos os fatores que contribuíram para o acidente de maneira integrada. Ele busca reproduzir a dinâmica da ocorrência e emite as recomendações de segurança de voo para evitar que acidentes semelhantes se repitam. Não há prazo determinado para sua conclusão.

Na última terça-feira, a Aeronáutica havia informado que a aeronave estava com o trem de pouso e os flaps recolhidos no momento do acidente no litoral paulista. Os dois equipamentos ajudam no momento do pouso. Entre os itens, estão os pneus e as estruturas que os sustentam, além dos comandos. Os flaps diminuem a velocidade da aeronave. Elas estão localizadas nas asas e, quando acionadas, aumentam a área de contato da asa com o ar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação