Politica

Governo diz ter identificado servidor que alterou perfil de jornalistas

De acordo com a Casa Civil, ele ocupa cargo comissionado no Ministério do Planejamento e será exonerado amanhã (12/9)

postado em 11/09/2014 18:05

A Casa Civil anunciou, na tarde desta quinta-feira (11/9), ter identificado o servidor que fez alterações no perfil de jornalistas na enciclopédia virtual Wikipedia usando a rede de internet do Palácio do Planalto. Em nota, o governo diz que vai exonerar Luiz Alberto Marques Vieira Filho, que hoje ocupa cargo comissionado no Ministério do Planejamento.

De acordo com a nota, Luiz Alberto confessou ter feito as alterações no ano passado. Na época, ele ocupava cargo de assessor da Secretaria de Relações Institucionais, que fica no 4; andar do Palácio do Planalto. O governo afirma que a exoneração do servidor será publicada amanhã no Diário Oficial da União.

[SAIBAMAIS]

O caso foi divulgado em 8 de agosto deste ano pelo jornal O Globo. O usuário da rede de internet do Palácio do Planalto incluiu críticas nos perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg na Wikipedia. A página da web é uma enciclopédia colaborativa em que qualquer internauta pode adicionar informações.

No caso de Miriam, por exemplo, o colaborador escreveu que ela faz análises econômicas ;desastrosas;. A Secretaria-Geral da Presidência informou que o prazo de investigação sobre o caso é de 60 dias.

Veja a íntegra da nota oficial divulgada pela Casa Civil:

"A Comissão de Sindicância Investigativa, instaurada no âmbito da Casa Civil, identificou o servidor público ocupante de cargo efetivo da carreira de finanças e controle, Luiz Alberto Marques Vieira Filho, como autor das alterações nos verbetes ;Miriam Leitão; e ;Carlos Alberto Sardenberg; no Wikipédia utilizando recursos de informática do Palácio do Planalto. Será aberto processo administrativo disciplinar (PAD), nos termos da Lei 8.112/1990, sobre o caso, assegurados amplo direito de defesa e do contraditório.

Ao longo do processo de investigação, o servidor assumiu a autoria das alterações. Na época, exercia cargo de assessor da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Atualmente, ocupa a função de chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cargo do qual já solicitou desligamento. A exoneração do referido servidor será publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 12.
Assessoria de Imprensa da Casa Civil."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação