Politica

Aécio ironiza Marina e promete fim da "bolsa empresário" no BNDES

Tucano voltou a criticar mudanças no programa de governo da presidenciável socialista e criticou condução do banco pelo PT

postado em 16/09/2014 18:57

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, voltou a criticar as mudanças no programa de governo de Marina Silva (PSB), e a admissão de inexperiência por parte da presidente Dilma Rousseff (PT). As alfinetadas nas duas principais concorrentes na disputa presidencial foram feitas no comitê de campanha do PSDB em São Paulo (SP). O tucano falou ainda das propostas de criar 500 clínicas de especialidades, e de acabar com a "bolsa empresário" do BNDES.

"Não precisamos adaptar as nossas propostas à conveniência do momento para gradar esse ou aquele setor. Quando assistimos, no caso da candidata Marina, a uma mudança de posição em função das pressões de A ou de B, é uma mudança para se acomodar à realidade eleitoral", cutucou Aécio, em referências às mudanças feitas pela equipe de Marina Silva no programa de governo.

[SAIBAMAIS]

Aécio também criticou outras mudanças de opinião de Marina, comparando posicionamentos da hoje candidata com as que ela assumiu no passado. "Agora a Marina defende a nossa política econômica, mas quando lutamos para implementá-la, ela ajudou o PT a combater o Plano Real. Quando defendemos o agronegócio, há alguns anos, ela foi contra os transgênicos", pontuou.

"Defendemos o que praticamos ao longo de toda a vida: responsabilidade fiscal, política fiscal transparente, geração de empregos e política nacional de segurança pública", explicou o tucano sobre o próprio programa de governo. Embora não tenha cravado uma data para apresentar um texto definitivo com as propostas para o Brasil, Aécio garantiu que o fará antes das eleições, e voltou a alfinetar Marina: "O nosso não será feito a lápis. Será feito a caneta".

Dilma

Aécio também não poupou a candidata petista de ataques. Explorando uma declaração recente da petista, disse que "aqui não há marqueteiros que fantasiam o candidato, ou a complexidade dos problemas que nos esperam". "A presidente Dilma mesmo reconheceu que o Brasil não estava preparado para a grandeza e complexidade de determinadas áreas. Ela admite que aprendeu no governo. Será que a Presidência da República é um lugar para aprendizado?", questionou.

O senador também lamentou o tom da campanha petistas contra a candidata peesebista. "Não faço críticas pessoais, digo com clareza o que defendo. Acho que o que o PT vem fazendo é inaceitável, são comparações indevidas".

Propostas

Aécio prometeu, se eleito, acabar com a "bolsa empresário" do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), e que irá fazer com que o banco "possa ter o seu ;S; valorizado". Prometeu fazer com que a instituição financie clínicas de especialidades médicas.



O tucano prometeu criar 500 destas clínicas, onde o paciente poderá marcar consultas, fazer exames e sair com os remédios na mão, tudo no mesmo local. "Vamos resgatar a capacidade de investimento em saúde, que vem diminuindo ao longo dos anos, e permitir que o BNDES seja um banco que atue efetivamente no desenvolvimento social do Brasil".

Reta final

Aécio não teve agenda pública nesta terça-feira (16/9). O candidato participa na noite desta terça de debate promovido pela CNBB, em Aparecida (SP). Na quarta, de volta à capital paulista, promove um bate-papo com mulheres. O candidato se mostrou confiante ao ser questionado sobre os 15% das intenções de voto apontadas pelas últimas pesquisas. "Tenho absoluta confiança de que vamos estar no segundo turno, e que no segunto turno vamos vencer as eleições".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação