Politica

Marina Silva promete aumento de recursos para ciência e tecnologia

Ela promete ampliar os recursos para a área e alcançar o índice de 2% do PIB

postado em 20/09/2014 16:25
A candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, prometeu hoje (20) ampliar os recursos para as áreas de tecnologia, ciência e inovação. Segundo ela, há hoje uma "grande perda de empregos principalmente no setor industrial" devido aos baixos investimentos que, atualmente, giram em torno de 1,1% do Produto Interno Bruto (PIB). Ela promete ampliar os recursos para a área e alcançar o índice de 2% do PIB.

Em coletiva de imprensa na cidade de Campinas (SP), Marina prometeu ampliar os cursos de pós-graduação e os suportes a universidades e institutos para que promovam mais pesquisas de inovação.

De acordo com a candidata, é necessário estimular as prefeituras a investirem no desenvolvimento social. Ao defender o aperfeiçoamento de programas como o Ciência sem Fronteiras, Marina prometeu o incentivo a iniciativas de empresas inovadoras por meio de incubadoras e polos tecnológicos. Ela também defendeu o "acesso à internet como serviço essencial" no país.


"Equipar escolas para as novas tecnologias, bem como alunos e professores, para que possam ter condições de exercer suas atividades com o aperfeiçoamento desses meios tão necessários no
processo de conhecimento e aprendizagem", declarou.

A candidata comentou ainda o erro na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) 2013. Marina disse que não faz prejulgamentos e que vai aguardar a apuração sobre o erro, mas que acredita que o caso é um retrato de má gestão. "Isso é o retrato de mais uma instituição respeitada no país, com técnicos competentes e comprometidos, que, em função da má qualidade da política, de má gestores, está criando esse tipo de situação completamente inaceitável para o padrão que deve ter uma instituição como tem o IBGE".

Marina voltou a falar sobre uma de suas principais bandeiras, que é a redução do desmatamento com aumento da produtividade. "Nós devemos é aumentar a produção por ganho de produtividade. Isso requer tecnologia, inovação, infraestrutura logística", afirmou, acrescentando ainda que essas novas práticas agrícolas precisam ser universalizadas ;para que não se queira voltar ao tempo de aumentar produção por expansão predatória da fronteira agrícola;.

No final da tarde e à noite, Marina se encontra, em Salvador, com lideranças do movimento negro e participa de comício.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação