Politica

Presidente Dilma promete dar continuidade ao Programa Viver sem Limites

Segundo a candidata, o programa atua em diversas frentes, como o estímulo à educação, por meio das associações de Pais e Amigos das Pessoas Especiais (Apaes)

postado em 21/09/2014 20:11
Aproveitando o dia que marca a luta nacional das pessoas com deficiência, a candidata Dilma Rousseff, que disputa a reeleição à Presidência da República pelo PT, concedeu entrevista coletiva no Palácio da Alvorada para falar sobre o Programa Viver Sem Limites, ao qual promete dar continuidade se vencer as eleições de outubro.

Segundo a candidata, o programa atua em diversas frentes, como o estímulo à educação, por meio das associações de Pais e Amigos das Pessoas Especiais (Apaes) e iniciativas nas áreas de saúde, com a construção de centros de reabilitação e a implementação dos testes do pezinho e da orelhinha em quase todo o país; assistência social, com a garantia de retomada do Benefício de Prestação Continuada, caso o deficiente perca o emprego; e habitação, com preferência para essas pessoas no Minha Casa Minha Vida e a entrega de residências adaptadas para elas.

Leia mais notícias em Política

Dilma ressaltou também que o Brasil teve seu primeiro centro de treinamento de cães-guia, em Camboriú, Santa Catarina, e disse que pretende fazer mais cinco no próximo mandato. ;É um recurso fundamental para os cegos, porque, além de terem guia, têm um amigo."

A candidata destacou ainda a concessão de microcrédito para pessoas com deficiências, de forma a garantir independência financeira para elas e o empreendedorismo. Dilma informou que foi criada uma linha de empréstimo para essas pessoas com juros subsidiados. ;É uma linha especial de microcrédito para pessoas com deficiências com juros subsidiadíssimos. Quem não gosta de juros subsidiados não gostaria de jeito nenhum dessa linha;, afirmou.

Na área de educação, ela disse que já providenciou e pretende continuar propiciando a adaptação de escolas e de transportes para os alunos, além de cursos bilíngues de letras. ;Ampliamos a educação bilíngue, de letras e libras [língua brasileira de sinais]. Já criamos 13 cursos bilíngues, tem mais nove previstos até o fim do ano e, se não me engano, mais cinco até 2015." Segundo Dilma, até hoje, 1.100 municípios aderiram ao Programa Viver Sem Limites.

No começo desta semana a candidata petista fará campanha em Minas Gerais e depois viajará, como presidenta da República, para Nova York, para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação