Politica

CPI mista da Petrobras termina no Congresso sem descobrir fatos novos

A apresentação do relatório final ocorrerá próxima quarta-feira

postado em 05/12/2014 08:42
A CPI mista da Petrobras se aproxima do término com a apresentação do relatório final, agendado para a próxima quarta-feira. Mesmo com o colegiado bem representado pela oposição, a base do governo, em maioria, conseguiu ditar o ritmo das investigações ao longo das 23 sessões realizadas desde maio. A estratégia evitou que fossem apreciados 460 dos 913 requerimentos apresentados pelos parlamentares, deixando de lado dezenas de quebras de sigilos de pessoas físicas e de empresas, e convocações de políticos e empresários (veja quadro). Com a Copa do Mundo e as eleições, e o resultado é uma CPI que pouco avançou na apresentação de fatos novos sobre o esquema de corrupção na Petrobras revelado pela Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Enquanto governistas ressaltam a agilidade da polícia e da Justiça como justificativas para a ;falta de novidades;, a oposição já anuncia a tentativa de reeditar a investigação na próxima legislatura.

[SAIBAMAIS];Não existe blindagem; o que existe é uma composição. Os deputados têm tido sabedoria para entender quando a intenção é somente o desgaste público;, comenta o líder do PT na Câmara, Vicentinho (PT-SP), sobre os requerimentos propostos pela oposição e não apreciados. ;Eles ainda não desceram do palanque, o componente eleitoral continua vivo. Convocamos diretores, a presidente da Petrobras, o ex-presidente, a CPI cumpriu o seu papel;, justifica. Vicentinho explica ainda o porquê de as revelações da comissão serem ;requentadas;. ;Qual a novidade possível na CPI, se a polícia e o Judiciário já sabiam antes? Da mesma forma, qual a eficácia desta segunda CPI diante dos fatos que já existem?;, questiona o líder petista sobre as intenções da oposição. Ele ressalta ainda que os envolvidos nas investigações em curso devem ser julgados e, se considerados culpados, punidos.



Críticas

;Temos uma situação muito interessante. O presidente da CPI mista, que durante todo o tempo atrasou a investigação e empacou o desenvolvimento dos trabalhos, agora foi indicado para o TCU. Eu espero que lá ele possa investigar melhor a Petrobras do que fez aqui;, critica o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS). O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da CPI mista da Petrobras, já teve o nome aprovado no plenário do Senado e aguarda resultado positivo na Câmara para assumir a vaga de ministro no Tribunal de Contas da União (TCU), que também investiga a estatal.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação