Politica

Principais bancadas seguem indecisas sobre disputa à presidência da Câmara

Lideranças do PSD, PP e PR dizem que não há planos de alinhamento automático ao candidato preferido pelo Planalto, o petista Arlindo Chinaglia

postado em 20/12/2014 08:04
Três das principais bancadas da Câmara seguem indecisas quanto à disputa pela presidência da Casa. Juntos, PSD, PP e PR elegeram 107 deputados para a próxima legislatura, e terão peso para desequilibrar a disputa entre Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG). Mesmo tendo apoiado a reeleição da presidente Dilma Rousseff, lideranças das três legendas ouvidas pelo Correio dizem que não há planos de alinhamento automático ao candidato preferido pelo Planalto, o petista Chinaglia. Além das conversas que acontecerão durante o período de recesso parlamentar, que começa oficialmente na segunda-feira, parlamentares das legendas dizem que também pesarão as conversas para a montagem do novo ministério.

Leia mais notícias em Política


;O PR é um partido da base, então existe um indicativo de apoiar o Chinaglia. Somos da base e queremos garantir um presidente favorável. Mas não é nada oficial;, disse um deputado influente do partido. Raciocínio similar existe no PSD e no PP. Apesar do anúncio dos blocos, é possível visualizar possíveis ;traições; de deputados aos acordos costurados pelos líderes. ;A bancada do PSC tem 13 deputados. Oito estão com ele (Eduardo Cunha). Os outros cinco, não. Eu voto em Chinaglia abertamente, e vou trabalhar para reverter o quadro;, expôs o deputado do Sílvio Costa (PSC-PE) que participava do lançamento da candidatura do petista.

Apoio
À exceção desses três partidos, as demais legendas de peso na Câmara definiram os candidatos na última quarta-feira. Além do PSB, Júlio Delgado terá o apoio do PSDB, do PV e do PPS, somando 106 deputados eleitos para a próxima legislatura. Chinaglia, por sua vez, terá como anteparo os deputados do Pros e do PCdoB, além dos petistas. No lançamento da candidatura, o Chinaglia anunciou também o apoio do PDT, mas nada foi oficializado pelos trabalhistas. Somados, esses partidos garantiriam a Chinaglia 109 votos em 2 de fevereiro. Já Cunha, que reúne em torno de si o DEM, o PTB, o PRB, o SD e o PSC, teria 161 deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação