Politica

Dilma anuncia novas diretrizes em primeiro discurso de segundo mandato

Presidente destaca combate à inflação e a necessidade de reforma política; lema do novo governo será "Brasil, pátria educadora"

postado em 01/01/2015 16:23
Diante de um Plenário lotado, a presidente Dilma Rousseff fez o primeiro discurso do seu segundo mandato à frente da Presidência da República, na Câmara dos Deputados. Depois de destinar sua primeira condução ao combate à fome, Dilma diz que é hora de avançar nas políticas públicas. Presidente destacou também a autonomia para reprimir a corrupção, os desafios na economia e a necessidade de reforma política. Lema do próximo governo será "Brasil, pátria educadora".
Presidente destaca combate à inflação e a necessidade de reforma política; lema do novo governo será
Reeleita, a presidente Dilma afirmou que a nova chance de governar foi fruto dos resultados obtidos nos últimos anos. "O povo entendeu que este é um projeto coletivo e de grande prazo", disse. Sempre citando o ex-presidente Lula, Dilma ressaltou o combate à fome. "Temos a primeira geração de brasileiros que não viveu a miséria da fome", discursou.

O próximo passo, segundo a presidente, será ampliar as políticas públicas. Ela pontuou avanços na criação de empregos com carteira assinada, na conquista da casa própria, na alfabetização no tempo certo, no acesso a cursos técnicos e às universidades. A Bolsa Família será mantida com "novas oportunidades".
[VIDEO1]
Novamente, Dilma voltou a enaltecer a autonomia dada no combate à corrupção. "Nunca houve tanta transparência em relação à corrupção (...). Quero ainda que o braço forte da justiça alcance todos de forma igualitária."
[SAIBAMAIS]
"Sem trair compromissos sociais assumidos", a presidente afirmou que irá "provar que é possível corrigir distorções". Ela reconheceu, contudo, os desafios econômicos dos próximos anos. "Depende muito da estabilidade e credibilidade da economia, isso não é novidade." Apesar da visão mais realista, Dilma prometeu que a inflação continuará abaixo da meta em seu próximo governo.

Um tema que se arrasta no Congresso Nacional também recebeu o parecer de Dilma. "É urgente e necessária a reforma política", afirmou, relembrando o papel dos parlamentares no processo.

Após atrasos na Copa do Mundo e de mudar o comando do Ministério do Esporte, a presidente assumiu o compromisso de que as Olimpíadas no Rio, em 2016, será um sucesso.

Citando a Petróbras, a presidente propôs um "pacote legislativo" para "combater malfeitos". Dilma voltou a dizer que haverá apuração e que o escândalo na estatal não pode prejudicar a empresa.

Solenidade

Após desfilar em carro aberto, no Rolls Royce oficial, a presidente Dilma Rousseff e seu vice, Michel Temer, fizeram o juramento e assinaram o termo de posse no Congresso Nacional. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), abriu a sessão de posse às 15h23.

Por volta das 15h10, a presidente Dilma Rousseff, acompanhada de seu vice, Michel Temer, chegou ao Congresso Nacional, onde foi recebida pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Até chegar à Mesa do Plenário da Câmara, para fazer seu primeiro discurso, Dilma passou por uma "romaria", cumprimentando as autoridades presentes.

Próximos passos
Agora, a presidente e vice seguem para o Palácio do Planalto. Na casa do Executivo, o hino nacional será mais uma vez executado e Dilma deverá receber a faixa, pela segunda vez, do chefe do cerimonial, Renato Mosca. Depois, as autoridades seguem para cumprimentos no Salão Nobre do Palácio, onde a presidente dará posse aos ministros.

Às 18h, uma recepção para três mil convidados será realizada no Palácio do Itamaraty.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação